Reciclar em casa – 5 ideias simples e eficazes

Reciclar em casa – 5 ideias simples e eficazes

Reutilizar ou reciclar materiais que iriam para o lixo, além de ser uma excelente maneira de ajudar o planeta a se tornar um local menos poluído, é uma forma muito interessante de obter artigos personalizados para sua casa sem gastar nada. Tudo depende da sua criatividade e do carinho com que você trata aquele material, que na verdade não é lixo.

5 formas de reutilizar materiais recicláveis

Reciclar em casa – 5 ideias simples e eficazes

Reaproveitar as rolhas de vinho

Após a bebida ser consumida, em vez de jogar a rolha no lixo, se pode transformá-la em um belo chaveiro personalizado para levar as chaves de casa, do carro ou do trabalho. Basta colocar uma correntinha de metal com o círculo para as chaves na rolha e, pronto, se pode ter um chaveiro autêntico e criativo. Se quiser, dá pra pintar a rolha com tinta.

Reutilizar potes de vidro

Em vez de descartar os potinhos de palmito, massa de tomate e compota, reutilizá-los como vasinhos para as plantas ou como copo para fazer batidas e drinks. Se pode decorar os potes com laços, paninhos ou canudos decorativos.

Fazer artesanato com garrafas PET

As garrafas PET são muito versáteis e podem dar origem a diferentes itens, como puffs, vasos, vassouras, cofres e até quadros. Vale lembrar que as garrafas PET são consideradas umas das vilãs do meio ambiente, uma vez que são amplamente utilizadas no cotidiano das pessoas e demoram décadas para se decompor. Portanto, sempre que possível, reaproveitar o material!

Reutilizar as sacolas plásticas

O ideal é que se fuja das sacolinhas plásticas dos supermercados e dê preferência às ecobags. Porém, caso acabe recebendo uma sacolinha plástica, reutilizá-las para abrigar marmitas em sua bolsa, proteger suas mãos no momento de limpar a casa ou até mesmo para recolher as fezes do cão.

Dar vida à borra de café

O café está presente em praticamente todos os lares brasileiros. Caso a casa consuma café, aproveitar a borra para intensificar o crescimento de plantas. Para isso, basta misturar a borra de café com adubos e fertilizantes e colocar no solo.