Primavera – 10 dicas pra receber a nova estação

Primavera – 10 dicas pra receber a nova estação

Os dias mais longos, as temperaturas amenas, as flores finalmente a rebentar fazem da primavera uma estação de mudança. E é nesta altura que a vontade de guardar tudo o que lembra o frio ou que não faz falta se faz sentir. Trazer para dentro de casa cor e leveza vai fazer com que aproveite melhor os dias que aí vêm.

Dicas de decoração para a primavera

Primavera – 10 dicas pra receber a nova estação

1. Afaste as cortinas, abra as janelas e deixe entrar a luz

É um pequeno gesto e não há nada mais eficaz para tornar o ambiente de casa mais positivo. Abra as portadas e receba o sol por todos os cantos possíveis.

2. Deite fora o que está a mais

Sim, vai sempre achar que aquele quadro, aquela estante, aquela caixa e aqueles cortinados lhe vão fazer falta um dia. Nunca fizeram, e agora muito menos. É altura de fazer uma vistoria a cada divisão. Tem dúvidas sobre se deve desfazer-se da peça ou aproveitar para decorar outro espaço? Deixe a própria casa respirar. Tem coisas a mais, certamente. O objetivo é tornar cada divisão mais leve e por isso menos amontoada.

3. Arrume os tapetes pesados

Na primavera deixam de fazer falta e, em tempos de alergias, o melhor mesmo é guardá-los. Se preferir ter alguma proteção para o chão que funcione também como elemento decorativo, opte por texturas menos pesadas como tapetes de bambu, juta, cânhamo, sisal ou algodão.

4. Do lado de fora da janela, na varanda ou no terraço, dê forma a hortas e pequenos jardins

Nada melhor para sentir a natureza do que estar em contacto diário com ela. Transformar um espaço, ainda que pequeno, numa horta ou jardim, não só é estético como útil. Os livros que ajudam a criá-los são variados, assim como os utensílios.

5. Refresque o seu closet

Os vestidos, as calças em tons claro, os lenços e as écharpes estão a pedir lugar de destaque no armário. Vai tirar um peso de cima quando conseguir deixar de avistar os cachecóis e as botas de cano alto. Quanto mais cedo começar a preparar-se para os looks primaveris, melhor.

6. Brinde os dias mais compridos com flores naturais pela casa

Tulipas, lírios, amores-perfeitos, rosas, margaridas, lavanda ou alecrim. Das mais coloridas às mais tênues, das mais cheirosas às mais discretas, das flores às ervas aromáticas, as opções são variadas e o resultado faz diferença na decoração. As flores tornam-se pequenos apontamentos que embelezam o espaço e dão vida aos lugares. As opções sobre como as dispor também são muitas. Pode optar por tê-las à mesa durante o café da manhã, no quarto encostadas a uma moldura especial, num jarro na sala ou na cozinha. As jarras e vasos onde as coloca são também importantes, por isso deixamos algumas sugestões.

7. Misture cores

Amarelos e azuis vão ter destaque esta primavera. Já as cores tênues como verde água, menta, rosa e coral condizem sempre com esta altura do ano. Não tenha medo de arriscar nos têxteis, nas tintas para as paredes ou até no mobiliário.

8. Ponha a mesa do café da manhã na varanda

É de manhã que mais vai sentir os perfumes pelo ar. Vai saber-lhe bem sentar-se à mesa, em família, mas do lado de fora. Sem calor em demasia e com o frio controlado, é uma ótima forma de começar o dia em harmonia (para quem tiver varanda, bem entendido).

9. Deixe que os aromas frescos se espalhem

Em velas ou spray, mais doces, florais ou frescos. Ponha a casa a cheirar a campo e vai ficar automaticamente mais aconchegante.

10. Troque as imagens que tem nas molduras

Não é preciso fazer uma mudança profunda para conseguir que a casa fique com outro ar. Nem precisa de ficar a olhar sempre para as mesmas paredes. Basta trocar as imagens que tem em quadros e molduras e até vai parecer que ganhou outra divisão. Das fotografias às frases, passando pelos desenhos e aquarelas, o que importa é deixar que a arte se expresse também em tons de primavera. Se quiser entreter os mais novos e personalizar a sala, o quarto ou até a casa de banho, peça-lhes que sejam eles os artistas. Certamente vão delirar.