Mesa de jantar requintada – 5 dicas de decoração

Mesa de jantar requintada – 5 dicas de decoração

Sempre há aquelas reuniões para confraternizar e comemorar, porém, o anfitrião da festa precisa ter em mente tudo o que precisa ser organizado para fazer bonito durante o jantar. São detalhes na decoração, utensílios indispensáveis, além da composição e harmonia visual que não podem ser deixadas de lado, pois todos os elementos do espaço precisam se integrar.

Dicas de decoração para mesa de jantar

Mesa de jantar requintada – 5 dicas de decoração

Definir o estilo da decoração para mesa de jantar

Antes de preparar tudo de forma prática na decoração para mesa de jantar, pensar: quais convidados se vão receber e qual estilo mais agradaria a eles? Será que se deve apostar em algo mais rústico, trazendo elementos como madeiras, couro e fibras? Ou em contraposição, investir em algo mais sofisticado e contemporâneo com cristais, materiais em inox e prata? Caso optar pela segunda ideia, por exemplo, há excelentes materiais no mercado que não deixam a desejar e fazem criar composições únicas.

Os arranjos de flores são curingas

Definido o estilo – aqui, especificamente, estamos dando mais ênfase à decoração para mesa de jantar refinada –, é preciso pensar em itens decorativos que farão parte da mesa como elementos de integração. Além das velas, os arranjos de flores são elementos-chave no décor e há várias ideias para optar e fazer uma composição linda. Devido à versatilidade das flores, os tons seguem desde os mais frios, com arranjos azuis e violetas, até opções mais quentes e vibrantes, como os arranjos laranja e amarelos.

Definir o cardápio

Outro ponto importante para garantir uma excelente decoração para mesa de jantar é a definição do cardápio, afinal, pode não parecer, mas a aparência dos pratos servidos influi diretamente na harmonia da mesa. Então, além da decoração da mesa em si, o arranjo dos pratos também faz a diferença e é tão importante quanto o restante do décor.

Em quais acessórios apostar?

Os acessórios que falamos aqui são as peças fundamentais para a organização do jantar: pratos, talheres, copos,toalhas ou jogos americanos, conjuntos de sousplats, dentre outros. A escolha destes elementos vai depender diretamente do estilo previamente definido lá no início. Caso optar por algo mais requintado: os guardanapos de linho, toalhas de jacquard, além de faqueiros ricos em detalhes fazem a diferença. Só é preciso atenção para não sobrecarregar e fazer da mesa uma verdadeira alegoria de itens que não agregam em nada.

Qualidade acima de tudo

Correlatamente à escolha dos acessórios da decoração para mesa de jantar, é preciso, acima de tudo, optar por itens de qualidade em todos os sentidos. Materiais de prata, inox, porcelana e cristal, por exemplo, além de serem lindos, apresentam excelente durabilidade e garantirão outros jantares tão bonitos quanto este que se está pensando em elaborar agora. Outra vantagem: os convidados vãos notar este cuidado e se sentirão mais satisfeitos com o cardápio e a decoração para mesa de jantar como um todo.