Horta Doméstica com tubos de PVC – Como Fazer

Horta Doméstica com tubos de PVC - Como Fazer

Horta com Tubos de PVC

Existem no mercado equipamentos especiais para pequenas produções domésticas, com soluções nutritivas já prontas. Os equipamentos são feitos de tubos de PVC, de cor branca ou preta, destes usados para esgotos, diâmetro de 10-20 cm, para a produção de alfaces e tomateiros.
Uma ideia interessante é o uso de uma parede, com tubos instalados a intervalos regulares.

Construindo o sistema da horta

Estes tubos são furados com serra copo, onde ficarão as plantas, com espaçamento conforme o tipo de planta. Por exemplo, para alfaces, cerca de 20 cm, para morangos 25 cm.

As extremidades dos canos são tapadas e uma ligação com mangueiras faz a solução nutritiva entrar pelo topo no primeiro cano e por gravidade percorrer todos os demais.

Então, é recolhida num recipiente no chão, onde será reciclada, medida sua salinidade e posterior volta ao topo do sistema.

Neste método será preciso adquirir canos, suportes para fixação na parede, mangueiras para a condução da solução, bomba para o transporte da coluna de líquido, recipiente para recolhimento, filtros e “timer” para controlar o tempo de programação.

É uma forma de cultivo que exige maior conhecimento do proprietário, mas a grande produção de hortaliças para a família compensará o investimento.

Dicas para a Hidroponia Caseira

Horta Doméstica com tubos de PVC - Como Fazer
Jardim Hidropônico caseiro.

Para produzir tomates em casa se pode também utilizar o cultivo hidropônico.

Como o tomateiro (Lycopersicum sculenthum) é uma herbácea que tem longas hastes, providenciar antes do seu crescimento uma treliça.

Poderá ser plástica, encontrada em lojas agropecuárias, pode ser de sarrafos ou bambus.
Uma opção também é o uso de molduras de madeira ou alumínio com fios de nylon ou arame estaqueados em treliça reta ou em diagonal.

As plantas para a horta podem ser semeadas normalmente como é feito para cultivo em solo, em sementeiras de caixotes ou bandejas especiais. Ao transplantar, ter o cuidado de utilizar uma colher para abrir o substrato e depositar a mudinha, aconchegando o substrato novamente.
A perda de mudas no transplante é muito grande por que poderá haver danos às pequenas raízes.

Ter um calendário de semeadura é bem prático, pois assim poderá ter sempre mudas em ponto de transplante substituindo as que foram retiradas para consumo.

As alfaces, rúculas e radites (Cichorium intybus) produzidas em casa não precisarão ser colhidas com raízes e inteiras como aquelas comercializadas em feiras e supermercados.

Poderemos ir retirando as folhas mais externas, preservando a parte interna, garantindo um consumo inteligente e que dura mais tempo.

Mais Dicas para Cultivo Hidropônico Dentro de Casa

Se a cozinha for um local que recebe muita luz natural, num mínimo de 4 horas por dia, poderá colocar ali uma bancada com vasos ou jardineiras com plantas em cultivo hidropônico, sempre seguindo as indicações acima.

Assim se poderá cultivar sua horta de alfaces, cebolinhas, salsas, rúcula, radite e outras hortaliças.

Cultivo hidropônico em interiores pode ter o problema do pó, levantado pela limpeza da casa.
O pó diminui a área de exposição à luz da planta, comprometendo a fotossíntese e, portanto todo o seu desenvolvimento e produção.

Limpar com água limpa e algodão enrolado em um pauzinho de churrasco ou bambu para folhas maiores, como nas ornamentais do tipo filodendros.

Regas e Solução Nutritiva

Quando colocar a solução nutritiva, deixar por 30 minutos para que as raízes possam absorver os nutrientes. Depois, abrir os tampões e deixe escorrer.

As águas de regas com a solução percorrerão pelo substrato e serão coadas para um recipiente embaixo do vaso, que poderá ser daqueles fundos de plástico vendidos em geral junto com os vasos.

O esquema funciona bem, é só manter o substrato com leve umidade, lembrando que este tipo de cultivo não tem água circulante todo o tempo.

A cada quinzena fazer percorrer no sistema de substrato inerte apenas água limpa, assim evitará excesso de fertilizante que poderia ocasionar problemas para a planta.