Esportes na Terceira idade – Os 7 mais adequados

Esportes na Terceira idade – Os 7 mais adequados

Estudos demonstram que, mesmo com uma idade mais avançada, está ao alcance dos idosos ganhar massa e força muscular com treinamentos com pesos. É natural que, com o passar do tempo, aconteça uma perda de musculatura, mas é possível diminuir os seus efeitos com exercícios voltados para ganhar massa e com a prática de esportes.

De acordo com o especialista em educação física Alexandre Vieira, cerca de 85% das pessoas idosas apresentam uma ou mais doenças ou problemas de saúde, sendo os principais: artrite: 48%; hipertensão arterial: 46%; doenças cardíacas: 32%; comprometimento da audição: 32%, entre outros.

De acordo com o estilo de vida do idoso e com o adotado em sua vida pregressa, se pratica esportes ou não, os especialistas acreditam que é possível o ser humano viver até os 115 anos.

Esportes que contribuem para a saúde do idoso

Esportes na Terceira idade – Os 7 mais adequados

Dança

Praticar atividades esportivas na terceira idade não é apenas uma questão de saúde física. É também uma questão de saúde mental, um momento de socialização, de construir novas amizades e se sentir bem. Neste sentido a melhor atividade é a dança. Tango, dança de salão, flamenca, do ventre, moderna ou clássica.

2.    Natação ou hidroginástica

Atividades aquáticas como a natação e a hidroginástica trazem benefícios como o fortalecimento dos músculos e a melhoria do sistema respiratório. Nadar é um aeróbico que protege as articulações e trabalha o fluxo sanguíneo. É um dos melhores esportes para a terceira idade.

3.    Caminhada e corrida

Uma caminhada de, no mínimo 30 minutos por dia, combate problemas cardiovasculares, melhora a respiração e fortalece os músculos.

4.    Ioga ou pilates

Ioga e pilates contribuem para a aquisição de flexibilidade e equilíbrio, além da melhora da postura.

5.    Bicicleta

Andar de bicicleta é uma atividade que proporciona prazer para os idosos e que, ainda,

6.    Musculação ou ginástica

Para melhorar o condicionamento físico e a resistência muscular e dos ossos, a musculação é uma opção. Os exercícios devem ser voltados para a repetição, e não para o peso. Malhar fortalece os músculos, melhora a circulação sanguínea e a respiração.

7.    Alongamento

Todos os tipos de exercícios e esportes devem ser precedidos de alongamento. Depois do exercício, ele também é importante, pois evita lesões.