Energia elétrica – 5 dicas simples de reduzir o valor da conta

Energia elétrica – 5 dicas simples de reduzir o valor da conta

Se não tomarmos cuidado acabamos exagerando no consumo e gastando mais do que o previsto, principalmente com energia. Existem algumas dicas que podem nos ajudar a economizar na conta de energia elétrica.

Dicas para economizar energia

Energia elétrica – 5 dicas simples de reduzir o valor da conta

Troca de lâmpadas

Os modelos de lâmpadas existentes no mercado diferem principalmente no preço e na economia de energia. É importante entender que pagar menos em uma lâmpada pode gerar um aumento considerável na sua conta de luz mais tarde. Os principais modelos são:

Lâmpadas Comuns Incandescentes

São mais baratas, fáceis de serem recicladas e não apresentam materiais tóxicos em sua composição. Porém, gastam muita energia e são pouco eficientes, uma vez que somente entre 5 a 10% da energia elétrica gasta para acendê-las é transformada em luz (o restante vira calor e é dissipado no ambiente).

Lâmpadas Fluorescentes

São eficientes e econômicas. Apesar de serem mais caras que as comuns, são muito mais duráveis. Atualmente existem versões compactas e em diferentes tonalidades.

Você sabia que existem também lâmpadas feitas de garrafas PET? Para locais com telhado simples (sem forro) como galpões, garagens e edículas, é possível fazer alguns furos nas telhas e fixar garrafas PET transparentes, cheias de água. A iluminação produzida é impressionante e não gasta nenhum centavo!

Lâmpadas de LED

Devido à tecnologia avançada em relação às demais, este modelo é muito econômico, não é composto por nenhum material nocivo à saúde e ao meio ambiente, não transmite calor e é o mais durável e eficiente. Contudo, seu valor ainda é bastante elevado.

Por esse motivo, recomendamos utilizar as lâmpadas fluorescentes compactas na casa e as de LED apenas em pontos de destaque, como em spots e arandelas.

2. Desconectar os aparelhos das tomadas

Essa é uma das melhores formas de economizar, uma vez que diversos aparelhos ficam em stand-by para manter o funcionamento de sensores e relógios. Logo, evitar deixar o micro-ondas, climatizadores de ar, DVDs e TVs conectados às tomadas. Outro grande sugador de energia é o carregador de celular! Sempre que não estiver usando, tire-o da tomada.

3. Reduzir o tempo no banho

Os chuveiros elétricos são responsáveis por um grande gasto de energia. Então, tomar banhos mais curtos, mudar a chave do chuveiro para verão (assim que esquentar um pouquinho) ou substituir o modelo elétrico por um que tenha outro sistema para esquentar a água, como gás ou solar.

4. Manter os eletrodomésticos em bom estado

Outros ladrões de energia são eletrodomésticos, devido a tecnologia ultrapassada ou a falta de manutenção adequada.

5. Desligar as luzes

Sempre apagar a luz ao sair dos cômodos e, se não se sabe quanto tempo irá passar fora, não correr o risco de esquecer as luzes ligadas à toa.