Economizar dinheiro – 12 dicas simples e eficazes

Economizar dinheiro – 12 dicas simples e eficazes

Ficar rico é um jogo de longo prazo, mas uma economia significativa não tem que ser. Existem pequenas coisas que podemos fazer que facilitará a nossa tarefa de economizar dinheiro.

Dicas para economizar dinheiro

Economizar dinheiro – 12 dicas simples e eficazes

1. Criar um dia “zero gastos” uma vez por semana

Tecnicamente, mesmo sem abrir a carteira, ainda se estará gastando dinheiro em coisas como aluguel, seguro de carro… Mas, ainda se pode controlar o dinheiro que temos na carteira. O ideal é colocar esse dia no calendário para que se torne um sistema consistente.

2. Otimizar a conta do celular 

Muitos de nós escolhemos um plano de celular e nunca realmente verifica se é o plano adequado com base no nosso uso. Analisar os padrões de gasto e pensar melhor nisso faz diferença. 

3. Adiar uma compra grande para o próximo mês

É muito simples. Uma nova máquina de lavar louças: adiar. Um novo cortador de gramas: adiar. Uma nova TV: adiar. Muitas coisas podem acontecer: os preços podem cair e se pode descobrir que nem precisa de algum desses itens. 

4. Usar somente dinheiro

Pesquisas apontam que as pessoas usam mais o cartão de crédito a dinheiro vivo. Então, se estiver tentando reduzir seus gastos, tentar usar apenas dinheiro. A jornada não é tão fácil quanto pode parecer, mas usar o dinheiro nos força a tomar uma decisão. Cada real que se gastar ‘fisicamente’ irá doer. Um bom tipo de dor.

5. Comprar o “genérico” de coisas que não se importe

É importante priorizar porque simplesmente não se pode ter o melhor de tudo. Estabelecer o que se quer e o que se pode priorizar. Por exemplo: algumas marcas de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal.

6. Implementar o método “à la carte”  para poupar dinheiro

Revistas, TV a cabo, o clube… Utilizamos todos os serviços que pagamos? Em vez de pagar uma tonelada de canais que nunca se assiste na TV a cabo, comprar apenas os episódios que se assiste, no clube, comprar o passe de um dia para cada vez que for. Pensar melhor no estilo de vida e ver o que vale a pena.

7. Esquecer o barzinho e chamar os amigos para jantar 

Mesmo que só se faça isso uma ou duas vezes por mês, é uma das coisas mais rentáveis que se pode fazer.

8. Vender alguma coisa pela internet

Se já está economizando, o próximo passo é fazer dinheiro. Não importa o que ou quantas coisas se irão vender. A questão nem mesmo é, fazer muito dinheiro… o ponto é mostrar para você mesmo que se pode ‘sacrificar’ alguma coisa e ainda, ganhar um dinheiro extra.

9. Só comprar algo novo se estiver substituindo algo velho 

Ao estabelecer essa regra, se está criando o que se chama de “barreira ativa”. Antes de comprar qualquer coisa, pensar “quantos eu já tenho?”, “preciso de um novo?”. 

10. Ganhar mais dinheiro usando uma habilidade que já tem

Como esta pode ser uma dica para economizar? Estes ganhos extras devem ir diretamente para a poupança. Tentar negociar seu salário, arrumar um freela. Se é muito bom em alguma coisa, usar isso. 

11. Usar uma barreira psicológica para prevenir gastar dinheiro

O simples fato das coisas estarem no automático, fará gastar. Não basta olhar no que se está gastando hoje, percebamos também COMO se gasta. Come sempre fora? Enche a geladeira com produtos perecíveis que nunca dá conta de comer? Eliminar esse tipo de comportamento.

12. Criar metas de poupança

Escolher de duas a três grandes compras que se pretende fazer nos próximos anos, e todos os meses, dirigir uma quantidade específica de dinheiro para essa poupança. A quantidade vai depender das futuras compras. Tratar esse dinheiro como um custo fixo, ou seja, se deve separá-lo a cada mês como faria para o aluguel, por exemplo.