6 dicas para economizar no supermercado

6 dicas para economizar no supermercado

É preciso aprender como economizar no supermercado, afinal de contas, juntamente com habitação e transportes, a alimentação já representa a grande parte do orçamento familiar, de acordo com o IBGE.

Como economizar no supermercado

6 dicas para economizar no supermercado

Evitar realizar compras mensais

Mesmo que as compras mensais sejam cômodas e ajudem a economizar tempo, apostar neste modelo pode ser prejudicial para o orçamento familiar. Ao comprar por mês, se pode ter produtos com o prazo de validade expirado ou até mesmo ser levado a jogar itens estragados no lixo.

Montar o cardápio para a semana

Montar um cardápio semanal de refeições não só diminui o tempo que se fica no supermercado como ajuda a fazer as compras com mais objetividade, afinal, sabendo de antemão o que se vai cozinhar, já se consegue prever exatamente os ingredientes e itens que se precisará comprar, reduzindo de forma significativa o desperdício.

Ao montar o cardápio, dar preferência para itens que não são industrializados que são mais baratos. Vale a pena ainda checar as frutas, verduras e temperos da estação, mais frescos e que pesam menos do bolso.

Acompanhar as promoções e pesquisar preços e marcas

Quem quer economizar no supermercado não pode deixar de acompanhar as promoções dos principais estabelecimentos. Ver encartes no jornal e sempre que possível acessar os sites dos mercados.

Antes de sair às compras, pesquisar os preços praticados pelos mercados em que se costuma comprar e optar sempre pelo mais barato. Às vezes, vale a pena comprar carnes em uma loja e produtos de limpeza em outra, por exemplo.

Experimentar novas marcas em vez de ficar preso apenas às tradicionais que, muitas vezes, são mais caras e oferecem a mesma qualidade de outras que são novas.

Antes de sair para as compras, fazer uma lista do que se vai precisar

Independentemente da frequência com que você vai ao mercado, para economizar no supermercado é importante começar a sempre levar uma lista do que se vai precisar para o cardápio semanal. Adquirir este hábito evita o desperdício e a compra de itens supérfluos, como salgadinhos, doces e refrigerantes que, muitas vezes, entram no carrinho apenas por impulso.

Não fazer compras quando estiver com fome ou com pressa

Ir ao supermercado com fome leva à tendência de comprar itens desnecessários, apenas por estar com vontade de comer naquele momento. Com isso, se acaba gastando mais do que o necessário, e fugindo do que foi previsto no cardápio semanal.

E quando se vai ao supermercado com pressa se acaba não pesquisando preços e levando coisas que não precisa.

Evitar levar crianças para o supermercado

Além de tornarem o processo de compras mais difícil, crianças costumam pedir itens desnecessários, como doces, sorvetes, etc.