Como cuidar de cabelos brancos e grisalhos

Como cuidar de cabelos brancos e grisalhos

Cabelos grisalhos tem sido uma tendência que cada vez mais se estabelece, pois a opção da tintura dá bastante trabalho e confere um ar mais artificial. Existem procedimentos e produtos que podem ser grandes aliados na proposta de manter os cabelos naturais.

5 dicas para cuidar dos cabelos grisalhos e brancos

Como cuidar de cabelos brancos e grisalhos

1ª Manter a cor viva

Com o tempo, é normal os cabelos brancos ficarem com um aspecto amarelado, por causa da exposição ao sol, cloro e outros agentes externos que comprometem a saúde do cabelo.

A dica é aplicar, a cada 15 dias, um shampoo específico para cabelos brancos ou grisalhos, que possuem pigmentos violeta ou acinzentados.

2ª Hidratar sempre os fios

O cabelo branco é caracterizado pela perda total de melanina, pigmento responsável por colorir os fios. No entanto, ela também está ligada à elasticidade e maciez do cabelo, o que quer dizer que, quando ele fica grisalho, tende a ficar ressecado e quebradiço.

Por isso, a dica é apostar em hidratações semanais, feitas com produtos para reconstrução capilar.

3ª Proteger o cabelo do sol

A exposição aos raios solares pode prejudicar a saúde do cabelo. No caso dos cabelos brancos, os fios tendem a ficar amarelados naturalmente no decorrer dos dias, acelerando com a exposição ao sol.

Um protetor solar para cabelo ou cremes com essa funcionalidade indispensável. Outro truque é apostar em chapéus ou bonés para cobrir o cabelo.

4ª Apostar na umectação capilar

A umectação capilar tem a função principal de repor os lipídios dos fios. Tanto para cabelos coloridos ou brancos, mas, nestes últimos, o tratamento é essencial, pois eles tendem a ser mais ressecados que o normal.

A umectação capilar caseira pode ser feita com um óleo vegetal de sua preferência (como o óleo de coco, por exemplo), aquecendo-o levemente e encapando todo o cabelo, mecha por mecha, massageando-o e enxaguando bem.

5ª Evitar procedimentos químicos ou mecânicos

O fato dos cabelos brancos e grisalhos serem naturalmente mais ressecados que cabelos coloridos, devido à falta de melanina nos fios, recomenda-se evitar o uso de procedimentos mecânicos, como secador, chapinha ou BaByliss, com muita frequência.