O que é a Terceira Idade?

O que é a terceira idade

De acordo com a constituição Federal Brasileira a terceira idade inicia aos 65 anos. Já para o Código penal Brasileiro aos 70. Pra piorar a confusão, para a Política Nacional do Idoso a fase começa aos 60 anos de idade.

Tamanho desencontro só demonstra a dificuldade que a nossa sociedade tem em enfrentar essa fase da vida. Geralmente relacionada equivocadamente como um tempo sombrio, cheio de doenças e fraquezas onde o sofrimento é a nota mais forte.

É compreensível que aja tanta desinformação a respeito da terceira idade, pois as pessoas que ainda não chegaram a essa idade e enfrentam temores internos sobre como elas mesmas enfrentarão isso em suas vidas.

Claro que por já serem tantas as primaveras decorridas, nossos corpos já não têm tanta facilidade de renovação, o que ocasiona a aparição de problemas físicos que iremos enfrentar. Mas dizer que tudo se resume a isso é um grande erro.

É nessa fase que o indivíduo desponta para um amanhecer diferente de todos os que já passou na vida! É agora que podemos considerar toda a bagagem que parecia um peso como vantagem!

É nesse momento que podemos compreender a vida de uma forma integral, com experiência e tranquilidade para analisar aspectos que antes não tínhamos condição de fazer.

 

Experimentando a Melhor Idade na Terceira Idade

 

Sim, estamos envelhecendo, e dessa forma assumimos que a velhice chegou e que estamos vivendo o último período de nossas vidas, com todos os desafios que ele nos traz. Mas podemos independente de que idade tenhamos, inaugurar uma nova etapa na maturidade, que nos dará o melhor que podemos colher em nossos dias!

Em muitas áreas já temos nos surpreendido, como na sexualidade, por exemplo.

Na realidade o mais importante é o espírito com o qual recebemos nossa nova fase e como iremos desfrutá-la! Entendendo que cada fase tem seu brilho e seu tempo e que podemos fazer deste tempo agora, algo tão surpreendente que todos notarão que estamos na melhor idade de nossas vidas!