A terceira idade é uma fase da vida que tem bastante atenção das pessoas. De maneira geral, todos querem continuar caminhando sobre a terra, levando à frente sua existência da melhor forma possível. Há também muita especulação sobre a influência que estes que chegam na maturidade podem exercer sobre o planeta e sobre as outras pessoas. Uma das características que todos concordam que os idosos tem é a sabedoria. Infelizmente, na prática, as pessoas tendem mais a negligenciar esta verdade do que a valorizá-la.
Características da terceira idade que melhoram o mundo
Veja também:
10 Mitos e verdades sobre a terceira idade
-
Na terceira idade, o desempenho cognitivo ultrapassa os dos jovens
Os estudos realizados pelo Instituto de Max Planck de Berlim para o desenvolvimento humano descobriram que o desempenho cognitivo dos idosos era maior, mais organizado e consistente do que o dos jovens que receberam uma série de tarefas para realizar.
-
Os cérebros experientes estão cheios de sabedoria
Na velhice, o cérebro tem uma grande sabedoria e por essa razão, reage de maneira mais despreocupada.
-
Os genes nos levam a respeitar os mais velhos
Em um estudo realizado na Universidade de Rennes (França), em 2010, observou-se que, embora os macacos mais velhos se comunicassem menos uns com os outros, quando se comunicavam, os macacos mais jovens prestavam atenção imediatamente.
-
As pessoas mais velhas ajudaram a evolução
Rachel Caspari e San Hee Lee são antropólogos que defendem que a evolução do ser humano deu um grande salto, especialmente quando um número de pessoas atingiu a idade avançada e se multiplicaram por quatro.
-
A nostalgia é terapêutica
A nostalgia trás grandes benefícios para a saúde, e principalmente no aspecto psicológico, de acordo com muitos especialistas da área, sendo uma das características mais especiais desta fase.
-
Melhor gerenciamento de estresse
Os cientistas descobriram que as pessoas que atingem a velhice conseguem controlar melhor o estresse e também mostram menos sintomas de ansiedade ou raiva quando as coisas não correm como elas desejam do que os mais jovens.