6 características da Terceira Idade que fazem o mundo melhor

6 características da Terceira Idade que fazem o mundo melhor

A terceira idade é uma fase da vida que tem bastante atenção das pessoas. De maneira geral, todos querem continuar caminhando sobre a terra, levando à frente sua existência da melhor forma possível. Há também muita especulação sobre a influência que estes que chegam na maturidade podem exercer sobre o planeta e sobre as outras pessoas. Uma das características que todos concordam que os idosos tem é a sabedoria. Infelizmente, na prática, as pessoas tendem mais a negligenciar esta verdade do que a valorizá-la.

Características da terceira idade que melhoram o mundo

6 características da Terceira Idade que fazem o mundo melhor

Veja também:

10 Mitos e verdades sobre a terceira idade

  1. Na terceira idade, o desempenho cognitivo ultrapassa os dos jovens

Os estudos realizados pelo Instituto de Max Planck de Berlim para o desenvolvimento humano descobriram que o desempenho cognitivo dos idosos era maior, mais organizado e consistente do que o dos jovens que receberam uma série de tarefas para realizar.

  1. Os cérebros experientes estão cheios de sabedoria

Na velhice, o cérebro tem uma grande sabedoria e por essa razão, reage de maneira mais despreocupada.

  1. Os genes nos levam a respeitar os mais velhos

Em um estudo realizado na Universidade de Rennes (França), em 2010, observou-se que, embora os macacos mais velhos se comunicassem menos uns com os outros, quando se comunicavam, os macacos mais jovens prestavam atenção imediatamente.

  1. As pessoas mais velhas ajudaram a evolução

Rachel Caspari e San Hee Lee são antropólogos que defendem que a evolução do ser humano deu um grande salto, especialmente quando um número de pessoas atingiu a idade avançada e se multiplicaram por quatro.

  1. A nostalgia é terapêutica

A nostalgia trás grandes benefícios para a saúde, e principalmente no aspecto psicológico, de acordo com muitos especialistas da área, sendo uma das características mais especiais desta fase.

  1. Melhor gerenciamento de estresse

Os cientistas descobriram que as pessoas que atingem a velhice conseguem controlar melhor o estresse e também mostram menos sintomas de ansiedade ou raiva quando as coisas não correm como elas desejam do que os mais jovens.