More
    InícioEstilo de VidaA Melhor IdadeA IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO NA MELHOR IDADE.

    A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO NA MELHOR IDADE.

    A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO NA MELHOR IDADE.

    Acompanhe a matéria, e veja os benefícios da musculação na melhor idade.

    Veja o vídeo no final da matéria.

    A perda de massa muscular associada ao envelhecimento é chamada de sarcopenia. Este processo é natural há muitos anos e atinge principalmente pessoas com mais de 60 anos e afeta sua qualidade de vida. O treinamento com pesos na velhice torna os músculos mais fortes e flexíveis, ajudando os idosos a se manterem ativos e independentes.
    As causas da sarcopenia em idosos são múltiplas, variando desde mudanças hormonais e fisiológicas no envelhecimento até o estilo de vida. Um estilo de vida sedentário, hábitos alimentares inadequados, depressão, doenças crônicas e infecções podem causar perdas musculares mais significativas. A musculatura do idoso sedentário fica fragilizada.Além de afetar o equilíbrio, também é difícil realizar as atividades cotidianas, como caminhar, carregar mantimentos e subir escadas, o que aumenta o risco de quedas.
    Para um envelhecimento saudável, é necessário investir no aumento da massa magra desde cedo, quando temos alguns hormônios envolvidos em processos mais anabólicos. Se praticado regularmente, o treinamento com pesos para idosos também pode ajudar a controlar muitas doenças, como osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite.
    Os benefícios do condicionamento físico para os idosos
    Com o processo natural de envelhecimento, o corpo tende a perder força e massa muscular por volta dos 35 anos, situação que se intensifica a partir dos 60 anos. No entanto, estudos têm mostrado que a prática de exercícios em idosos pode reverter esse processo.
    Entre os benefícios da musculação para os idosos, podemos citar:

    1. Alivia a dor e os sintomas de certas doenças
      -Artrite: O treinamento com pesos na velhice pode reduzir a dor e a rigidez, ao mesmo tempo que aumenta a força e a flexibilidade;
    • Diabetes tipo 2: o treinamento com pesos para idosos melhora o controle de açúcar no sangue;
      -Osteoporose: exercícios de força fortalecem os ossos e reduzem o risco de quedas;
      -Doença cardíaca: fortalecer o treinamento para controlar o colesterol e melhorar a aptidão física;
    • Dor nas costas: O treinamento com pesos pode aumentar a força muscular das costas e do abdômen e reduzir a pressão na coluna.
    1. Fortalecer articulações, ligamentos e tendões
      Além dos músculos, os exercícios de levantamento de peso na velhice também podem fortalecer ligamentos, tendões e articulações. Isso permite maior estabilidade e controle dos movimentos, além do alívio das dores nas articulações. Isso possibilita que o idoso realize as atividades cotidianas com maior segurança, promovendo sua autonomia.
    2. Previna quedas e aumenta a massa óssea
      Ao fortalecer músculos, ligamentos, tendões e articulações, o treinamento com pesos para idosos pode melhorar o equilíbrio e a precisão do exercício. Com isso, os idosos tendem a cair com menos frequência. O treinamento com pesos também pode aumentar a densidade óssea e prevenir a osteoporose e outros problemas. Mesmo que o velho caia, as fraturas tornam-se raras.
    3. Mantenha um peso saudável
      Além do consumo de calorias durante o exercício, as pessoas que exercitam peso também aumentam o metabolismo durante o repouso, queimando mais calorias, o que favorece a perda de peso. Quando o corpo fica mais magro, o coração precisa de menos esforço, o que também contribui para a saúde cardiovascular.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    LEIA TAMBÉM