Tablet, Notebook ou Desktop? – Escolha o melhor para o seu caso

Tablet, Notebook ou Desktop? – Escolha o melhor para o seu caso

Para quem está começando a usar o computador ou pretende começar a usá-lo, a primeira dica é: ser curioso. Os computadores não são tão frágeis a ponto de estragar se alguma operação não tiver sido executada corretamente. O maior prejuízo que pode ocorrer é algum arquivo importante ser deletado acidentalmente. Também é preciso ficar atento à instalação de programas maliciosos – nesse caso o maior risco é o de ter informações roubadas pelo programa. Mas qual a melhor opção? Um tablet, um notebook ou um computador desktop? Vejamos qual o melhor para cada caso.

Tablet, desktop ou notebook?

Tablet, Notebook ou Desktop? – Escolha o melhor para o seu caso

Veja também:

Uso do computador promove saúde mental

A escolha do equipamento apropriado pode determinar uma melhor experiência de uso para quem está tendo o primeiro contato com a tecnologia. O ideal é definir um propósito inicial de uso do equipamento. Se o objetivo é basicamente se comunicar com amigos e familiares em programas com recursos de bate-papo disponíveis nas redes sociais, não é necessário investir num computador com configurações avançadas. Os requisitos de sistema necessários para atender às necessidades de usuários com esse perfil são atendidos por PCs com um valor mais em conta.

Tablet – Este tipo de equipamento é sem dúvidas o mais recomendado para quem busca mobilidade para acessar à internet. Existem tablets com configurações modestas e de menor valor se comparados a notebooks e desktops. Porém, é preciso levar em consideração que, se a escolha for a adoção de um dispositivo móvel como o primeiro computador, haverá uma limitação no aprendizado sobre o uso de programas e de sistemas operacionais.

Desktop – A vantagem da adoção de um desktop consiste no baixo custo de aquisição e manutenção. Também deve ser levada em consideração a possibilidade da instalação de programas básicos, úteis nas tarefas do dia a dia, além da oportunidade de aprendizado do uso do computador. Mas o equipamento requer uma mesa apropriada e uma cadeira confortável, e é preciso a impossibilidade de levá-lo a qualquer momento para outros cômodos da residência.

Notebook – A principal vantagem de se apostar num notebook é a mobilidade. É possível mantê-lo sobre uma mesa como um desktop. No que diz respeito aos recursos e o valor de aquisição, é possível encontrar um equipamento com desempenho satisfatório e com o valor próximo ao de um desktop. A parte negativa consiste no custo de manutenção quando for necessário realizar algum reparo no equipamento.