Existem aplicativos para smartphones que atuam como aliados na rotina da terceira idade, resolvendo problemas de acessibilidade, trazendo diversão, entretenimento e qualidade de vida.
Aplicativos para idosos
Rádio Saudade
Veja também:
Namoro pela internet – Os 3 maiores aplicativos de relacionamento
Para quem já chegou à terceira idade, é difícil se sentir inserido no que a indústria musical dita como tendência atualmente. Nesse sentido, ter um canal apenas com aqueles clássicos mais amados de antigamente, faz muita diferença.
Pensando nisso é que foi desenvolvido o app Rádio Saudade. A plataforma é totalmente voltada para os que sentem falta das músicas que embalaram sua juventude e querem reviver esses momentos.
De uso fácil e intuitivo, o aplicativo oferece 53 opções de estações de rádio especializadas nas músicas dos anos 50, 60 e 70. Assim, do rock até o blues, das baladinhas até as mais dançantes, é possível encontrar de tudo da época dourada da música.
O app é totalmente gratuito e está disponível para Android e iPhone.
Aprendendo tudo sobre Android com o iDoso
Com o objetivo de padronizar o uso do Android para quem não está acostumado a usar o smartphone ou possui limitações de visão, existe o app iDosos.
Funcionando como um tutorial interativo, a ferramenta ensina sobre as funções básicas de um smartphone. Para isso, o aplicativo usa emojis para ensinar a fazer ligações, escrever mensagens e gerenciar os alarmes do celular. Desse modo, é possível aprender de maneira simples e intuitiva as funções principais do aparelho. O app repete o tutorial quantas vezes forem necessárias, até que o usuário se sinta seguro.
Além disso, o iDosos dispõe de narração em áudio para o passo a passo, o que é excelente no quesito acessibilidade. Você pode encontrar o app iDosos na Google Play.
Melhorando a acessibilidade com o Phonotto
Um das maiores dificuldades no uso de celulares por idosos é lidar com a acessibilidade reduzida dos aparelhos. Letras pequenas, menus pouco práticos e ausência de botões de comando são alguns dos problemas relatados.
No entanto, é possível contornar essa situação com apps que melhoram a acessibilidade dos smartphones. É o caso do Phonotto.
Disponível apenas para Android, o Phonotto facilita a vida do idoso no manuseio do celular.Com a ferramenta, é possível aumentar o tamanho de fontes e ícones, além de aplicar cores chamativas para facilitar a memorização.
Desse modo, se torna muito mais simples usar o celular. Com tudo maior e mais colorido, o uso do aparelho se torna intuitivo e bem menos estressante para a terceira idade.
Socorro imediato com o Red Panic Button
Alguns aplicativos melhoram a vida, e isso é ótimo. Esse, no entanto, pode salvar vidas.
O Red Panic Button é um app que permite pedir socorro em emergências. Para usar, basta apertar botão vermelho no meio da tela. Assim que é acionado, o app envia um pedido de ajuda via Twitter, SMS e e-mail.
Para usar, só precisa baixar no site, que disponibiliza o app para Android e iOS. Ao instalar o aplicativo, se define um número de pânico e o conecta ao Google Maps.