Orquídeas – um cultivo de amor

Orquídeas – um cultivo de amor

O cultivo de plantas exóticas tem conquistado cada vez mais adeptos no mundo todo. Sem falar no alto preço destas plantas, elas passam a ser verdadeiras companheiras na vida pela sua durabilidade, podendo ser passadas de geração em geração. As  orquídeas estão entre as preferidas.

Existem várias espécies que são cultivadas de maneira criteriosa e dedicada, transformando-se em verdadeiros hobbies. Bonsais, Antúrios, Lírios, etc. A lista é grande, mas há um destaque especial para as orquídeas que tem clubes, exposições e todo um universo girando em torno do cultivo desta planta. Conquistar a beleza de uma nova florada proporciona um prazer indescritível.

As orquídeas

Pertencentes à família das Orchidaceae, As orquídeas não são difíceis de cuidar, como muita gente pensa. Elas são muito resistentes, suportam muitos dias de seca e fora do seu substrato. Talvez a ideia de que fossem de difícil trato esteja na quantidade de pessoas ao redor do mundo que se dedicam à apreciação e cuidado desta planta maravilhosa. Mas de modo geral elas são bastante resistentes e se adaptam facilmente no replantio.

Espécies de orquídeas mais conhecidas

Orquídeas – um cultivo de amor

1 – Cattleya

Sendo a espécie mais comercializada no Brasil, a Cattleya tem mas de 50 espécies no seu grupo e é do tipo que vive em troncos e árvores.

Orquídeas – um cultivo de amor

2 – Phalaenopsis

Consideradas as mais fáceis de cuidar, existente no tamanho padrão, chegando a 1 metro de altura e miniatura que não passa de 30 centímetros.

Orquídeas – um cultivo de amor

3 – Oncidium

Podendo chegar a 600 tipos deste gênero, as orquídeas Oncidium vivem em árvores e suas flores tem cores que variam entre amarelo, rosa, branco e tons de castanho.

Orquídeas – um cultivo de amor

4 – Vanda

Espécie de cores vibrantes e pétalas com brilho impressionante, tem cores uniformes ou manchadas, nos tons de amarelo, laranja, rosa, roxo e vermelho.

 

Independente de sua escolha, cuidar de uma orquídea será uma experiência maravilhosa e recompensadora, que embelezará ainda mais nossa casa e nos envolverá em uma atividade que é uma verdadeira terapia.