7 filmes que abordam a psicologia na terceira idade

7 filmes que abordam a psicologia na terceira idade

O cinema sempre teve o poder de nos ajudar a entender a vida, pois nos projeta, dando a oportunidade da autoavaliação (psicologia). Existem algumas obras em específico que tem uma abordagem especial, nesse sentido.

Veja também:

4 filmes interessantes sobre a terceira idade – Netflix

Filmes vencedores do Oscar que podem ser vistos na Netflix

Filmes que abordam a psicologia na terceira idade

AS CONFISSÕES DE SCHMIDT

Warren Schmidt (Jack Nicholson) está em uma grande encruzilhada. Ao mesmo tempo em que se aposenta de seu trabalho no Woodmen of the World Insurance Company – o que faz com que se sinta vulnerável -, sua filha única, Jeannie (Hope Davis), está prestes a se casar com um idiota – na opinião de Schmidt -, e sua esposa Helen (June Squibb) – com quem passou os últimos 42 anos – morre subitamente. Sem trabalho, sem esposa e sem família, Warren precisa desesperadamente encontrar um novo sentido para a vida.

PHILOMENA

A história acompanha  Philomena, que quando jovem teve seu filho recém-nascido dado para adoção ao ser mandada para o convento. A criança é adotada por um casal americano e desaparece. Quando sai do convento, Philomena  inicia uma jornada para encontrar seu filho, com a  ajuda de Martin Sixsmith , um jornalista fracassado de temperamento forte.

GLORIA

A história de Gloria (Paulina García), uma mulher solitária de 58 anos, que aproveita suas noites em bailes da Terceira Idade. Enquanto encontra amores passageiros na pista de dança, ela vive entre a empolgação e a decepção. Tudo muda quando ela conhece Rodolfo (Sergio Hernández), um oficial da marinha que vai fazer com que ela enfrente alguns de seus traumas mais complexos.

UMA LIÇÃO DE VIDA

A história real de um queniano de 84 anos, morador de um vilarejo, que luta para conquistar o direito de ir à escola pela primeira vez.

LUGARES COMUNS

Fernando (Federico Luppi) é um professor de Literatura em uma universidade em Buenos Aires. Casado com Lili (Mercedes Sampietro), uma assistente social bastante respeitada em sua comunidade. O dia-a-dia do casal vira de cabeça para baixo quando Fernando é obrigado a se aposentar. Para ele, aquilo significa o fim de sua vida social, a chave de entrada para a velhice. Em crise, ele resolve se mudar, com sua mulher, para o interior da Argentina.

MEU PAI, UMA LIÇÃO DE VIDA

Um ocupado executivo (Ted Danson) acaba tendo sua vida mudada ao descobrir que o pai (Jack Lemmon) está à beira da morte. Quando ele é obrigado a passar um tempo com o pai para cuidar dele, o executivo aprende valores famíliares, aproximando-se do pai como nunca fez. Durante a convivência, o filho ensina ao pai o valor da independência, criando problemas com sua mulher (Olympia Dukakis). Afastado do próprio filho (Ethan Hawke), o executivo percebe o que estava faltando em sua vida.

ESTAMOS TODOS BEM

Desde criança, MatteoScuro amava a ópera e sonhava viajar pelo mundo. Agora sua chance de viajar chegou. Sempre no seu aniversário, os filhos de Matteo vêm de todos os cantos da Itália para vê-lo. Neste ano, um a um, eles cancelaram sua viagem anual. Então, com um pequeno sorriso no rosto e uma pequena mala, Matteo atravessa a Itália para visitar os filhos. Mas o que no início parece ser uma aventura excitante logo se torna uma jornada de desencontros e surpresas, na qual ele descobre como realmente vivem seus filhos que achava que conhecia. Psicologia pura.