Filmes indicados para a terceira idade

Filmes indicados para a terceira idade

Independente do estilo, categoria ou país onde foi produzido, Bons filmes podem nos fazer entender a vida por um prisma especial. Na terceira idade, precisamos continuar refletindo sobre a vida, a existência e as relações interpessoais. O cinema pode ser um bom caminho de abertura para esta reflexão, que nos fará muito bem e ainda transbordará as consequências desta boa experiência para as pessoas que estão ao nosso redor e sobre as quais exercemos influência.

Bons filmes pra pensar a terceira idade

1) 45 anos (2015)

Faltando pouco tempo para comemorar 45 anos de casamento, Kate e Geoff, interpretados por Charlotte Rampling e Tom Courtenay, recebem uma notícia que vai virar a rotina do casal de cabeça para baixo: foi descoberto o corpo de uma antiga namorada dele, que havia desaparecido nas montanhas geladas dos Alpes suíços. De uma hora para outra, desaparecem a aparente tranquilidade e todas as certezas sobre as quais aquela relação estava assentada – e está então criado o confronto entre os personagens.

Veja também:

Meia-entrada nos cinemas para idosos é lei

2) Amor (2013)

O drama de Michael Haneke, que ganhou a Palma de Ouro e o Oscar de melhor filme estrangeiro, é bem pesado, para os fortes de coração. Mostra como a vida de um casal sofisticado e educado, ambos professores de música aposentados, é repentinamente destruída quando Anne (Emanuelle Riva) é acometida por um derrame. Sempre a seu lado estará o também frágil Georges (Jean-Louis Trintignant).

3) As invasões bárbaras (2003)

Uma continuação do também genial “O declínio do império americano”, o filme vai encontrar os mesmos amigos da primeira produção, que é de 1986, reunidos e envelhecidos. O diretor Denys Arcand usa bom humor, cinismo e emoção para demonstrar o que sobrou do idealismo do grupo, tendo como fio condutor o professor de História Remy (Remy Girard), que enfrenta um câncer incurável e quer ter a última palavra sobre o fim da sua vida.