4 filmes que retratam dilemas da terceira idade

4 filmes que retratam dilemas da terceira idade

A tela do cinema ou da televisão sempre nos fascinou e continua exercendo o importante papel de nos ajudar a entender a nossa própria existência. Abaixo, uma lista de filmes que retratam a terceira idade.

Filmes sobre a terceira idade

A Juventude; Paolo Sorrentino

Fred (Michael Caine) e Mick (Harvey Keitel), dois grandes amigos com quase 80 anos cada, estão passando as férias em um luxuoso hotel. Fred é um compositor e maestro aposentado e Mick é um cineasta em atividade. Os dois passam a se recordar de suas paixões da infância e juventude. Enquanto Mick luta para acabar o roteiro daquele que ele acha que será seu último grande filme, Fred não tem a mínima vontade de voltar à música. Entretanto, muita coisa pode acontecer.

Nebraska; Alexander Payne

Woody Grant (Bruce Dern) é um homem idoso que acredita ter ganhado US$ 1 milhão após receber pelo correio uma propaganda. Decidido a retirar o prêmio, ele resolve ir a pé até a distante cidade de Lincoln, em Nebraska. Percebendo que a teimosia do pai o fará viajar de qualquer jeito, seu filho David (Will Forte) resolve levá-lo de carro. Só que no caminho Woody sofre um acidente e bate com a cabeça, precisando descansar. David decide mudar um pouco os planos, passando o fim de semana na casa de um de seus tios antes de partir para Lincoln. Só que Woody conta a todos sobre a possibilidade de se tornar um milionário, despertando a cobiça não só da família como também de parte dos habitantes daquele lugar.

Madadayo; Akira Kurosawa

O último filme de Akira Kurosawa conta a história das últimas décadas de vida de Hyakken Uchida (Tatsuo Matsumura), professor e escritor que se aposenta no começo dos anos 40. Com saudades e reconhecendo o talento do professor, seus antigos alunos fazem constantes reuniões para matar as saudades do professor, em um ritual que o prepara para a morte, que pode estar mais perto a cada ano. Enquanto isso, a vida segue.

Uma História Real; David Lynch

Baseado em fatos reais, filme conta a história de Alvin Straight (Richard Farnsworth), homem de 73 anos que faz uma jornada de centenas de quilômetros usando um trator cortador de grama como transporte. O motivo da viagem? Fazer as pazes com o irmão que está muito doente.