Coisas para fazer quando não se tem nada para fazer

Coisas para fazer quando não se tem nada para fazer

Quando você tem uns minutos livres no seu trabalho, está de férias ou apenas entediado demais, uma pergunta que surge nesses momentos é “o que fazer agora que não tenho nada para fazer?”.

Esse tempo livre podem ser bem útil, se você souber aproveitá-lo da maneira correta! Então, para ajudar, montamos uma lista de coisas produtivas que você pode fazer quando não tiver nada para fazer, antes de ir correndo abrir o feed do seu facebook.

Limpe o spam e a caixa de entrada do seu e-mail

Está esperando sua aula começar, ou tem um tempo antes de uma reunião? Você pode usar esses minutos para organizar e limpar a caixa de entrada do seu e-mail.

Se ela estiver muito cheia, talvez você não consiga fazer tudo de uma vez, mas reduzir o volume já pode ser de grande ajuda para deixar seu e-mail mais organizado.

Você também pode criar marcadores em seu e-mail, e organizar arquivos importantes por tags, como trabalho, projetos extras e pessoal.

Além disso, seu spam pode ter mensagens importantes, que o seu provedor do e-mail tenha identificado errado. Alguns minutos podem ser úteis para dar uma checada e separar os spans das coisas que simplesmente foram deslocadas.

Crie metas para sua vida

Separe 10 minutos para pensar sobre seus objetivos, pessoais e profissionais. Se você ainda não possui uma lista de objetivos, comece a criar um, ou revise-o se você já tiver. Você pode criar uma lista de ações que você precisa realizar nas próximas semanas, para tornar esses objetivos em realidade.

Que passo eu posso dar hoje? Quanto mais você se concentrar nesses objetivos e revisá-los, mais provável que eles se tornem realidade.

Limpe sua mesa de trabalho ou estudo

Você pode aproveitar alguns minutos livres para arrumar sua mesa, se livrando de papéis ou qualquer lixo, e organizando os itens em cima e em volta da sua mesa. Quando trabalhamos em lugares organizados, além do ambiente ser mais satisfatório, temos menos distrações e nos tornamos mais produtivos.

Se estiver empolgado com a arrumação, pode aproveitar também para tirar livros da sua estante que você sabe que não vai ler, ou excluir aplicativos que já não utiliza no seu celular.

Faça pequenas sequências de exercício

Nunca tem tempo para se exercitar? Saiba que 10 minutos são suficiente para fazer algumas flexões e abdominais.

Você também pode tentar algumas posições de ioga ou se alongar. Se fizer isso 2 a 3 vezes por dia, sentirá uma grande diferença no seu dia, e na sua postura.

Atualize seu perfil em redes sociais

Você pode aproveitar um momento de tédio para atualizar suas contas nas redes sociais. Mas veja bem, isso não é o mesmo que ficar rolando no feed do seu Instagram.

Quando não estamos procurando emprego, é normal esquecermos de atualizar perfis, como o do LinkedIn. Mas você pode aproveitar um dia que estiver lento nos estudos ou no trabalho para revisar o que você escreveu lá antes, e atualizar com as coisas que tem feito.

Na hora que precisar dele de novo, seu trabalho será muito menor. Manter ele atualizado também pode ser útil para fazer novos contatos que te ajudem em seu trabalho atual.

Inscreva-se para um webinar ou curso online

Existem inúmeras oportunidades para aprender online, sem ter que deixar o conforto da sua casa. Você pode começar se inscrevendo para um webinar, ou algum curso online de curta duração. Um tempo de 1h ou 2h já pode ser suficiente para melhorar suas habilidades em determinada área.

Existem diversos cursos, e-books e tutoriais no Youtube, que são grátis. Alguns profissionais têm usado até mesmo a ferramenta de live no Instagram, ou feito pequenos tutoriais no Youtube, dando dicas rápidas de edição de fotografia, de codificação em HTML, no uso de planilhas ou para aprender novas línguas, entre vários outros temas.

Pratique um pouco de meditação

Você não precisa de um tapete de ioga para fazer isso. E pode fazê-lo em qualquer lugar, mesmo sentado no seu sofá.

Feche os olhos e concentre-se em sua respiração. Você pode colocar um alarme de 10 minutos, e tentar relaxar e se livrar dos seus pensamentos enquanto isso. Um pequeno tempo de meditação pode ser extremamente refrescante para sua cabeça.