6 filmes que para refletir sobre a terceira idade

6 filmes que para refletir sobre a terceira idade

Mais uma vez a película nos conduz num processo de autoconhecimento e realização de novos horizontes. A terceira idade também é lugar de aprendizado e sabedoria na condução da vida. Os filmes fazem um bom papel.

Filmes que tratam dos sentimentos na terceira idade

1- POESIA

Mija (Jeong-heeYoon) mora com seu neto nas encostas do rio Han. Ela é uma senhora excêntrica com uma mente inquieta e questionadora. Certo dia, ela entra por acaso em uma aula de poesia em um centro cultural na vizinhança e é desafiada a escrever um poema. Sua busca pela inspiração começa então, ao observar a beleza do cotidiano e as coisas ao seu redor que ela nunca havia reparado. Mas, quando a realidade se torna cruel, ela é obrigada a ver que o mundo não é tão bonito quanto imaginava.

2- O FIM E O PRINCÍPIO

Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas com histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde moram 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores – de maioria idosa – contam sua vida, marcados pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.

3- QUERIDO ESTRANHO

A festa de aniversário do patriarca Alberto (Daniel Filho) transforma-se num acerto de contas em família, em que disputas, ciúmes e velhos ressentimentos são colocados à mesa com humor negro e sinceridade.

4- UMA AMIZADE SEM FRONTEIRAS

Monsieur Ibrahim (Omar Sharif) é um muçulmano, dono de uma mercearia em Paris. Ele fica amigo de Momo (Pierre Boulanger), um menino pobre e judeu de 13 anos. Mas o garoto é abandonado pelo pai e Ibrahim acaba adotando-o. Os ensinamentos do Corão ensinam Ibrahim e irão orientar o garoto em fase de formação.

5- ENSINA-ME A VIVER

Harold (BudCort), moço de 20 anos com obsessão pela morte, que passa seu tempo indo a funerais e simulando suicídios, um dia conhece Maude (Ruth Gordon), uma senhora de 79 anos apaixonada pela vida. Eles passam bastante tempo juntos e, durante esta intensa convivência, ela o apresenta a beleza da existência.

6- NUM LAGO DOURADO

Henry Fonda está no papel de Norman Thayer, um professor aposentado de 80 anos que todos os anos fica algum tempo em sua casa de campo com a esposa (Katharine Hepburn). Desta vez eles recebem lá a visita da filha que não veem há anos, Chelsea (Jane Fonda), e ela pede um favor: que tomem conta de McKeon, filho de seu noivo, por poucas semanas. No início Norman e o garoto não se dão bem, dando a impressão de que o verão seria muito ruim, mas a amizade que surge entre os dois serve também para aproximar Norman e sua filha. Vencedor dos Oscars de Melhor Ator (Henry Fonda), Melhor Atriz (Katharine Hepburn) e Roteiro Adaptado. Um dos filmes recomendados no tema.