5 Riscos da internet e como se livrar deles

5 Riscos da Internet e como se livrar deles

Ultimamente a internet tem se mostrado como uma ferramenta muito útil na hora de trocar informações, consultar textos, comprar produtos e até manter contato com amigos distantes. Porém, nem sempre ela é totalmente segura. Problemas que vão desde vírus até pessoas mal intencionadas podem ser encontrados na internet.

5 grandes perigos que a internet pode trazer e como se prevenir deles

5 Riscos da Internet e como se livrar deles

Veja também:

Cursos grátis pela internet para a terceira idade

  1. Vírus

    Existem muitos tipos de vírus e todos eles são nocivos para o computador. É possível encontrá-los em diversos ambientes e, normalmente, o vírus infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e depois se espalha para outros computadores. Para se prevenir deste perigo basta manter o antivírus atualizado e ficar atento caso o PC apresente problemas de lentidão ou outros sintomas estranhos.

  2. Spams

    Spam é uma mensagem eletrônica não autorizada pelos internautas, mas que são enviadas mesmo assim. Tem o objetivo de lotar a caixa de e-mail de quem recebe e, algumas vezes, podem conter vírus que prejudicam o computador. Para se livrar deste problema basta marcar o e-mail como spam e, da próxima vez que receber uma mensagem deste remetente, ela será automaticamente considerada um spam.

  3. Páginas falsas

    As páginas falsas são uma maneira de fraudar eletronicamente, com o objetivo de adquirir informações pessoais dos internautas que a acessarem. Elas também são conhecidas como phishing e sempre tentam induzir seus visitantes a colocarem os dados. As favoritas para se tornarem falsas são as páginas de banco. Para se proteger, toda a vez que for acessar os dados pessoais tente usar a navegação In Private que os navegadores oferecem.

  4. E-mails maliciosos

    Há vários tipos de e-mail com o objetivo de roubar informações pessoais dos internautas. Algumas vezes eles utilizam grandes empresas, como bancos, para poderem persuadir quem recebe a entrar no link e fornecer dados. Promoções bizarras também surgem nas caixas de e-mails.

  5. Pessoas mal intencionadas

    A internet tem a vantagem – ou desvantagem – de preservar a identidade de seus usuários. Muitas pessoas adquirem outras personalidades para persuadir os internautas. As intenções são as mais variadas, desde crackers tentando roubar informações pessoais até pedófilos tentando marcar encontros. Para evitar estes perigos basta não se comunicar com estranhos. Tanto nas redes sociais como por e-mail, apenas conversar com quem tenha contato.