Veja os benefícios para quem consome sopas

Veja os benefícios para quem consome sopas

Como entrada, acompanhamento ou refeição completa, a sopa é sempre uma boa opção. Um prato quente de sopa cai especialmente bem num dia frio ou chuvoso, mas os benefícios da sopa são importantes ao longo de todo o ano.

8 benefícios da sopa para a saúde

Veja os benefícios para quem consome sopas

Fácil digestão

Alimentos cozidos são, por definição, alimentos que já estão numa fase de pré-digestão. Isto significa que, quando cozida, a refeição assenta melhor no estômago e é mais facilmente digerida pelo organismo.

Nutrição e hidratação

Estes são dos principais benefícios da sopa: nutrição e hidratação. Ao mesmo tempo em que ingere uma alta quantidade de líquidos, o corpo recebe uma alta dose de nutrientes, vitaminas e minerais.

Maior saciedade

As sopas são compostas por água, muita água, e isso faz com que o organismo se sinta saciado mais rapidamente. Estudos indicam que a sopa pode ter um papel essencial numa dieta voltada para a perda de peso. De forma geral, é importante apostar no consumo de pratos e alimentos que proporcionem grande saciedade e, ao mesmo tempo, possuam poucas calorias – a sopa é uma das melhores opções.

Aquecimento para o corpo

Após ingerir um prato de sopa, o metabolismo pode acelerar até 20%. Esse efeito é conhecido como termogênese e é muito comum durante a ingestão de proteínas.

Quando se ingere uma refeição mais quente, o corpo precisa compensar esse aumento da temperatura e faz circular o sangue já aquecido. Por essa razão, é normal sentir um calor agradável no corpo durante o consumo de um prato quente de sopa. A sensação é ainda mais aprazível quando o tempo está mais frio ou quando o corpo está combatendo alguma doença.

Fácil de preparar

Este é, sem dúvida, um dos maiores benefícios da sopa: a facilidade de preparação. Fazer uma sopa exige apenas que pense nos sabores dos alimentos juntos, cozê-los e temperá-los. Não é muito difícil e permite uma enorme variedade de combinações.

Ajuda a introduzir legumes na alimentação das crianças

Se as crianças resistem a comer os vegetais que fazem parte do prato principal, colocá-los numa sopa pode ser a receita para o sucesso das refeições mais saudáveis.

É uma refeição barata

É possível comprar todos os ingredientes para uma sopa de legumes que alimenta toda a família com o mesmo valor que gastaria para comprar 1 pizza, por exemplo. Com a vantagem de que a sopa é uma opção muito mais nutritiva e rentável.

Pode ser consumida por toda a família

As sopas podem ser consumidas por todos, pois dificilmente contêm os ingredientes que, normalmente, fazem parte da lista de proibidos ou restritos para todas as idades. Por serem basicamente verduras e legumes, é possível fazer em grande quantidade e agradar a todos.