Tomate Seco – Conheça os benefícios

Tomate Seco – Conheça os benefícios

O tomate seco é uma ótima opção para dar um toque especial a muitas receitas, mas, além de saboroso, o tomate seco faz bem e, se consumido com moderação, pode trazer uma série de benefícios para o organismo.

1. O que é tomate seco?

Tomate Seco – Conheça os benefícios

Veja também:

Tomate – Veja por que vale a pena aumentar o consumo

O tomate seco é o próprio tomate fresco desidratado, concentrando mais o sabor, vitaminas e nutrientes. Ele é muito utilizado para dar o sabor e o aroma característico de tomate em receitas como risotos, molhos e pizzas.

Pode ser encontrado em armazéns, mercados e mercearias, em versões com ou sem óleo, mas também se pode preparar em casa através do processo de secagem.

2. O processo de secagem

O processo de secagem dos tomates pode ser realizado tanto no Sol, quanto no forno. A diferença é que ao secá-lo ao Sol, a circulação de ar se dará de forma mais uniforme, porém mais demorada, correndo o risco de contaminação por moscas ou outros tipos de sujeiras. Já no forno, é necessário virá-los algumas vezes para secá-los por completo, mas em compensação ficam prontos mais rapidamente.

3. Benefícios

  • O dobro de vitamina A, que ajuda a preservar a saúde dos olhos e da pele;
  • O triplo de licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e evita o envelhecimento precoce;
  • Seis vezes mais potássio, que ajuda a prevenir a hipertensão, doenças cardíacas, derrames e distúrbios digestivos;
  • Sete vezes mais magnésio;
  • Previne o câncer de próstata;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Previne o envelhecimento, pois atua como um filtro solar que protege a pele.

Outras vitaminas e minerais são citados em sua composição, como por exemplo: vitaminas B, C e E, ácido fólico, zinco e fósforo.

4. Valores nutricionais

Além de licopeno, vitaminas A, B, C e E, magnésio, potássio, ácido fólico, fósforo e zinco, o tomate seco tem outros nutrientes, vitaminas e minerais.