6 tipos de feijão mais conhecidos e seus benefícios

6 tipos de feijão mais conhecidos e seus benefícios

O feijão, seja ele o preto, carioquinha, branco ou fradinho, é um dos alimentos mais populares no Brasil. Versátil, é bastante consumido por quem não consome proteína animal, pois assim como a carne, é fonte de proteínas e muito rico em ferrosubstância que ajuda no combate a anemia.

Principais tipos de feijão e seus benefícios

Feijão carioca

6 tipos de feijão mais conhecidos e seus benefícios

Tipo muito popular no Brasil, apresenta cor marrom rajada. O grão pode acompanhar carnes vermelhas, frangos e peixes. É fonte de fibras que contribuem com o sistema digestivo e promovem a sensação de saciedade ao organismo, algo que ajuda no controle do apetite e redução de peso. Possui cálcio, que é importante para a formação e saúde dos ossos e dentes, além de controlar a glicemia.

Feijão Preto

6 tipos de feijão mais conhecidos e seus benefícios

Utilizado na feijoada, este feijão é o que possui mais ferro. Ele tem essa tonalidade por causa da antocianina, substância antioxidante que tem sido associada à prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares. Contribui com a formação, manutenção da estrutura e fortalecimento dos ossos e diminui a pressão arterial, já que é pobre em sódio e contém potássio, cálcio e magnésio. Também ajuda no controle da diabetes devido ao seu alto teor de fibras. Além disso, o grão é fonte de quercetina, um componente anti-inflamatório que reduz o risco da doença degenerativa das artérias (arteriosclerose) e evita os malefícios do colesterol ruim (LDL). 

Feijão Branco

6 tipos de feijão mais conhecidos e seus benefícios

Adotado em dietas para emagrecimento, o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que dificulta a absorção do carboidrato transformado em açúcar, além de possuir propriedades desintoxicantes. O grão forma um caldo cremoso e pode ser utilizado para sopas ou saladas. Possui um índice glicêmico baixo, o que indica que ele não causa picos e quedas bruscas nos níveis de açúcar no sangue, o que aumenta o apetite e é fator de risco para doenças no coração e diabetes do tipo 2.

Feijão Azuki

6 tipos de feijão mais conhecidos e seus benefícios

De sabor adocicado, o feijão azuki é muito utilizado na culinária asiática para fazer doces. Entre os benefícios deste grão estão o controle da pressão arterial e a ação diurética. Ele também previne e controla a diabetes, auxilia na digestão, equilibra os níveis de colesterol, melhora o fluxo sanguíneo, e, por ser fonte de vitaminas do complexo B, como o ácido fólico (B9), contribui com a formação dos bebês ainda na barriga da mãe.

Feijão Vermelho

6 tipos de feijão mais conhecidos e seus benefícios

De grão avermelhado e pequeno, tem sabor forte e é muito utilizado na culinária francesa para preparar sopas. Inclui benefícios como o controle e perda de peso, redução dos níveis de colesterol, além de ser fonte de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres (que são causadores de doenças), evitando assim o envelhecimento precoce. Também é benéfico para a saúde do coração e a circulação, protegendo contra doenças cardiovasculares e prevenindo o desenvolvimento de tumores.

Feijão de corda (ou feijão fradinho)

6 tipos de feijão mais conhecidos e seus benefícios

Típico do nordeste brasileiro, é um ingrediente indispensável do baião de dois, prato típico da região. É fonte de proteínas, um nutriente importante para o corpo em diversas funções como a construção e reparação dos músculos, regulação do metabolismo, formação de cabelos, ossos, dentes e pele e na prevenção e combate a infecções.