5 tipos de arroz mais conhecidos no Brasil

Um prato tipicamente brasileiro não deixa de fora a dupla “arroz e feijão”. E mesmo com uma combinação tão tradicional, dá para variar o cardápio e contar com os benefícios a nossa saúde e à dieta.

Tipos de arroz populares no Brasil

Polido ou agulha

4 tipos de arroz mais conhecidos no Brasil

Esse é o arroz mais comum, também chamado de arroz branco ou tradicional. Como tem a “casca” retirada durante o seu processo de fabricação, recebe o nome de polido – não é um dos tipos de arroz mais nutritivos. O seu ponto forte é ser o mais barato, mais fácil de encontrar e o que tem maior funcionalidade, podendo ser usado para fazer uma lista grande receitas. Além disso, o arroz polido é que demora menos tempo para ficar pronto. A proporção de água deve ser de duas xícaras de água para cada uma de arroz, para que ele fique macio sem ficar com o aspecto “papa” ou grudento.

Arroz integral

4 tipos de arroz mais conhecidos no Brasil

Por não passar pelo processo normal de industrialização, o arroz integral mantém a camada externa do grão, conservando as suas principais qualidades e contém três vezes mais fibras do que o industrializado, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio. Além de ter vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e minerais, é rico em fibras, que ajudam a manter o intestino regulado. O integral pode ser encontrado com facilidade, mas o seu preço é maior que a versão tradicional.

Arroz parabolizado

4 tipos de arroz mais conhecidos no Brasil

Esse tipo de arroz, assim como o integral, está caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. Ao passar por um tratamento hidrotérmico (água fervente), que consiste em cozinhar parcialmente os grãos com casca, parte das vitaminas e minerais passam da casca para o interior do arroz, aumentando o valor nutritivo e concentrando uma maior quantidade vitaminas do complexo B em cada grão.

O processo hidrotérmico enriquece a parte interna do arroz, deixando-a com valores nutritivos próximos ao arroz vendido com casca. Além disso, a temperatura superior a 58 graus, mudando a composição do amido, fazendo com que o arroz absorva ainda mais nutrientes da casca.

Arroz Cateto ou Japonês

4 tipos de arroz mais conhecidos no Brasil

Como o próprio nome já diz, essa variedade é a base da culinária japonesa. Com grãos curtos, curvados e um pouco transparentes, têm grande quantidade de amido e, após o preparo, tende a ficar mais macio e cremoso, se comparado com o arroz polido. Ele também pode ser encontrado com grãos que mantêm a sua casca e o gérmen, concentrando assim o seu valor nutricional. “Esse tipo de arroz também tem a sua versão “integral”, que conserva maiores quantidades de vitaminas do complexo B e minerais”, explica a nutricionista.

Arroz arbóreo

4 tipos de arroz mais conhecidos no Brasil

Possui o grão mais arredondado e concentra bastante amido, conferindo consistência cremosa. Também tem uma grande capacidade de absorver condimentos. Por isso, é o mais indicado para preparações de risotos. Como não possui casca e não passa por nenhum processo que conserve seus nutrientes, o arroz arbóreo tem o mesmo valor nutricional do arroz tradicional. Pode ser encontrado em redes de supermercados normais, e o seu modo de preparo é o mesmo do arroz tradicional.