Principais tipos de panela e seus respectivos usos

Principais tipos de panelas e seus respectivos usos

Para obter um bom resultado na hora de cozinhar, tão importante quanto a seleção dos ingredientes é a escolha do tipo de panela certa para cada situação.

Existem diferentes tipos de panela, com tamanho, formato, material e até mesmo tipo de cabos diferentes. Cada item possui um peso na hora de cozimento, o que deve ser levado em consideração para que o prato saia do jeito que imagina.

Principais tipos de panela

Principais tipos de panelas e seus respectivos usos

Panela com cabo

Sua versatilidade a torna essencial pra se ter em toda cozinha. Com ela, é possível tanto realizar procedimentos de cozimento quanto fritura. Arroz, purê, molhos, carnes fritas ou cozidas, macarrão e até processos mais complexos, como risoto, podem ser realizados com ela. Seu diâmetro a torna o “coringa da cozinha”.

Frigideira

Utilizada para grelhar, selar ou fritar alimentos, como principal característica, o fundo da frigideira chega a temperaturas bastante altas e, se possuir espessura ideal (3mm), mantém a mesma caloria mesmo quando em contato com alimentos frios. Seu formato faz com que o calor não fique retido, concentrando-se na parte que entra em contato com o alimento. E é isso que cria um belo bife com crosta e interior rosado.

Caçarola

A primeira vista, esse tipo se assemelha bastante a uma panela com cabo, com a principal diferença da ausência no cabo e no lugar alças laterais. Porém, a principal diferença está em sua altura, sendo ligeiramente mais funda. Esse diâmetro tem como principal função a conservação do calor em seu interior de forma mais homogênea, o que permite o cozimento de alimentos mais lentamente. Isso a torna ideia para preparos que levem mais tempo de cozimento, como ensopados e cozidos e alguns preparos de carne, como o ragu.

Panela de pressão

A principal vantagem da panela e pressão é acelerar o processo de cozimento dos alimentos. Isso acontece porque ela possui um sistema que impede o vapor de sair, aumentando a pressão e a temperatura interna. A panela é indicada para cozimento de praticamente todos os alimentos, principalmente aqueles que seriam feitos em uma caçarola ou caldeirão, como no caso de feijão e do próprio ragu.

Além do modelo tradicional que vai ao fogão, atualmente é possível optar pela compra de uma panela de pressão elétrica, que conta com a vantagem de não “explodir”.

Caldeirão

Ainda entre os melhores tipos de panela para o cozimento dos alimentos, o caldeirão possui um formato ainda mais fundo que a caçarola e seu principal uso é para processos que utilizam uma quantidade maior de água, principalmente sopas, ensopados e caldeiradas. Algumas massas também terão um cozimento melhor no caldeirão.

Sauteuse

Basicamente ela é uma frigideira mais alta e com as laterais arredondadas. Como o nome sugere, seu principal uso é para saltear alimentos, mas também é ideal para o preparo de carnes com molhos e legumes gratinados. Isso é possível porque apesar do aquecimento ainda ser maior no fundo, seu formato mais alto e arredondado consegue segurar um pouco do calor e cozinhar os alimentos, principalmente modelos que possuem tampa. Seu formato também é melhor para trabalhar com líquidos.

Wok

Muito utilizada na culinária oriental, só agora a panela wok tem se popularizado no Brasil. Seu formato é basicamente uma frigideira arredondada e mais alta. Assim como a sauteuse, ela é indicada principalmente para saltear alimentos, porém, seu principal diferencial está no cozimento à vapor (vários modelos já vêm equipados com grelha) e em preparos que utilizem água, mas que ela deve evaporar mais rapidamente para atingir o ponto desejado.