Como preparar a verdadeira Omelete Francesa

Como preparar a verdadeira Omelete Francesa

Pode parecer fácil, mas a receita do clássico prato francês tem segredos para conquistar a textura cremosa perfeita. Uma receita simples de apenas três ingredientes, que tem o ovo como  estrela pode parecer realmente fácil. Mas quem já tentou fazer o prato francês em casa sabe que uma omelete perfeita é uma arte. Alcançar a textura cremosa por dentro e lisa por fora, sem queimar como manda a tradição, é um desafio. Mas é possível, com a prática.

A Omelete tradicional Francesa

90% do segredo é ter o ovo e a panela certos, o restante acontece com bastante treino. O ovo deve ser de galinha caipira e fresco. Ovos de supermercado são muitas vezes mais ‘aguados’ e não seguram a textura da omelete por causa do teor de proteína do ovo. Já a frigideira deve ser antiaderente. É impossível fazer uma omelete perfeita em uma panela em que o ovo gruda no fundo.

Para a manipulação, qualquer colher de pau ou espátula funcionam. Requer atenção para não utilizar um instrumento que “machuque” o fundo da frigideira.

Como preparar a verdadeira Omelete Francesa

Veja também:

Cardápio gostoso para quem mora sozinho – Sugestão

Preparo

1 – Quebrar os ovos em uma tigela, adicionar o leite e o sal e mexer, com um garfo ou hashi, para homogeneizar a mistura. A intenção não é agregar ar, apenas misturar bem todos os ingredientes.

2 – Preaquecer uma frigideira antiaderente em fogo médio-baixo. Adicionar a manteiga, aguardar derreter um pouco, mexendo para não queimar.

3 – Adicionar a mistura de ovos, misturar á manteiga derretida. Não parar de mexer, sempre raspando o fundo e as laterais da frigideira. Ao mesmo tempo em que se mexe a colher com uma mão em movimentos circulares, mexer em pequenos círculos a frigideira, para que o ovo não fique parado e não coagule antes de atingir o ponto correto.

4 – Assim que o ovo começar a ganhar textura e se conseguir ver o fundo ao raspar a frigideira, já esta na hora de começar a fechar a omelete. (Dependendo da altura da chama, isso pode demorar de 2 a 5 minutos, é muito rápido. Mas não adianta tentar fazer com a chama muito baixa, a textura cremosa não será alcançada. É um jogo de calor e velocidade).

5 – Dar uma batidinha no fundo da frigideira na beirada do fogão, longe da chama, para ‘arrumar’ e alisar a parte de baixo da omelete.

6 – Voltar para o fogo e começar a bater com a munheca a alça da frigideira inclinada, para a omelete escorregar para um dos cantos. Com ajuda da colher de pau, fechar a outra beirada da omelete que começa a sair da frigideira, batendo de um lado e fechando com a outra mão o outro lado.

7 – Quando a omelete se fechar como um envelope, desligar o fogo e, como desinformar um bolo ou pudim, fechar com um prato a frigideira e virar no prato. A omelete francesa está pronta.