Panela de pressão – Cozinha de tudo, até arroz e macarrão!

Panela de pressão – Cozinha de tudo, até arroz e macarrão!

A panela de pressão é uma grande aliada de quem cozinha no dia a dia e pode agilizar o preparo de diferentes pratos. Além disso, quando cozinhamos com a panela de pressão, os alimentos perdem menos nutrientes, pois o tempo de cozimento é bem reduzido.

Alimentos que podem ser preparados na panela de pressão

Panela de pressão – Cozinha de tudo, até arroz e macarrão!

1. Feijão

A melhor forma de cozinha feijão é com a panela de pressão. Isso porque os grãos demoram muito para serem cozidos – sem a ajuda da pressão, em especial, eles podem demorar até mais de duas horas para cozinharem.

Para preparar o feijão, basta colocar os grãos na panela com água, ligar o fogo e, quando começar a chiar, esperar cerca de 30 minutos para ficar pronto.

Só abrir a tampa da panela quando toda a pressão tiver saído.

2. Diferentes tipos de carne

Também dá pra cozinhar diferentes tipos de carne: lagarto, picanha, frango, linguiça, patinho, lombo e por aí vai. A grande vantagem da panela de pressão é que ela permite o rápido cozimento de todos os alimentos – o que também garante uma boa economia nos gastos com gás de cozinha. A melhor parte de preparar carnes na panela de pressão é que, assim, elas ficam bem mais macias, principalmente quando deixamos cozinhando durante bastante tempo.

Uma boa dica é iniciar pelo tempero – colocar azeite, alho, hortaliças e então, a carne escolhida. Depois, adicionar água, fechar a panela de pressão e deixar tudo cozinhando durante um bom tempo (em geral, de 30 minutos a uma hora).

3. Legumes

Dá para cozinhar legumes na panela de pressão em até 5 minutos. O segredo é não usar água – cortar todos os alimentos em cubos pequenos, tiras ou em outro formato e, então, coloca-los dentro da panela com um pouco de manteiga ou azeite, sal e outros temperos à gosto. Colocar no fogo e, quando a panela começar a chiar, é só cronometrar de 3 a 5 minutos e desligar o fogo. Os legumes ficam prontos de forma muito mais rápida e sem precisar de água.

4. Macarrão

Outra receita que fica uma delícia é o macarrão de panela de pressão. Começar pelos temperos(alho, cebola, salsinha, pimenta etc.). Esperar dourar no azeite, adicionar água e, depois de ferver, colocar o macarrão e também o molho de tomate. Depois de mexer um pouco (para evitar que o macarrão grude) pode tampar a panela e, assim que começar a chiar, esperar cerca de 5 minutos.

O macarrão fica temperado e prontinho em um tempo recorde. Por fim, se também pode adicionar queijo ralado e creme de leite (mexendo ainda na panela). Outra dica interessante é usar um tipo de macarrão mais compacto – pene ou parafuso, por exemplo – que ficam bem saborosos nessa receita e são mais fáceis de misturar com os temperos.

5. Arroz

Começar refogando o alho no azeite e depois adicionar o arroz já lavado. Depois, é só despejar a água e tampar a panela para que haja pressão. Assim que começar a chiar, basta esperar cerca de 5 minutos. Vale lembrar que só se deve remover a tampa quando toda a pressão já tiver saído pela válvula.