Ostra – Motivos para consumir regularmente

Ostra – Motivos para consumir regularmente

As ostras são um alimento pouco comum, mas incrivelmente nutritivo e com benefícios para a saúde. Ricas em minerais como zinco (91mg/100g), fósforo (144mg/100g) e potássio apresentam ainda valores significativos de vitamina B12 (14µg /100g) e cálcio (66mg/100g) e um valor de colesterol reduzido (53mg/ 100g).

A importância do zinco nas ostras

As ostras têm mais zinco que um bife de frango cozido, que tem apenas 1,2mg/100g ou que um ovo (1,3/100g). Este nutriente está envolvido na atividade de várias enzimas, desempenha um papel fundamental no nosso sistema imunitário e na síntese proteica. O zinco ao contrário da vitamina B12, que apresenta reservas a nível hepático, não possui um tipo especializado de armazenamento no nosso organismo, logo deve ser consumido diariamente, e as ostras são das maiores fontes naturais deste mineral.

A Dose Diária Recomendada (DDR) de zinco, para um adulto, é de 8mg para mulher e de 11mg para homem, as ostras contêm oito vezes a DDR deste mineral, pelo que é importante não exagerar o seu consumo, visto o excesso poder ser tóxico para o organismo. As ostras podem também ser tóxicas se não forem compradas no devido local, sendo filtradoras com capacidade para purificar a água, absorvem com facilidade elementos químicos e poluentes.

Vantagens do consumo de ostras

1. Calorias reduzidas (64kcal por 100g).

2. Apresenta um valor proteico considerável (8,6g por 100g, o ovo cozido tem 13g/100g).

3. Melhora a saúde vascular, o potássio presente nas ostras reduz a pressão sanguínea, e a vitamina E contribui para a flexibilidade e força das membranas celulares.

4. Reduz a ansiedade, o zinco é benéfico para melhorar estados de stress e depressão.

5. Contribui para uma pele mais jovem e unhas e cabelo mais fortes e saudáveis, devido ao papel do zinco na criação de colágeno.

6. Opção para pessoas que não comem carne, devido ao teor em vitamina B12. Esta vitamina é importante para assegurar que o nosso organismo transforma os alimentos em energia.

7. Aumenta a libido, o zinco ajuda na produção de testosterona, hormona responsável pela regulação do apetite sexual.

8. Reduz o colesterol, um alimento praticamente isento de gordura.