Os benefícios da Cúrcuma

Os benefícios da cúrcuma

   Entre tantas plantas e especiarias que podem ser ótimas coadjuvantes para uma alimentação inteligente na terceira idade temos a cúrcuma, parente próxima do gengibre, que é conhecida como a rainha das especiarias, não por acaso! Além de dar uma coloração amarelada bonita aos pratos, contém uma série de nutrientes essenciais ao ser humano como potássio, sódio, cálcio, magnésio, cobre e ferro, além de proteínas e vitaminas.

Famosa a milhares de anos, a cúrcuma possui propriedades antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias. Entre os tantos benefícios para o organismo podemos listar o fortalecimento do sistema imunológico, a redução do colesterol, o alívio das dores da artrite e a prevenção do Alzheimer.

Parece que a parte mais difícil é incorporar o consumo da cúrcuma ao nosso dia a dia. Muitas receitas famosas incluem a especiaria, mas ela acaba ficando fora do nosso cotidiano.

Sendo assim, vamos aproveitar e experimentar algo novo, pois cozinhar nos faz muito bem! Vamos preparar uma receita bem simples e prática, num prato bastante conhecido nosso e que cai bem a qualquer hora do dia!

 

Tapioca de Cúrcuma com queijo

 

Ingredientes

2 colheres de sopa de goma de tapioca, 1 colher de café de cúrcuma em pó e 2 fatias de queijo mussarela.

Preparação

Misture numa vasilha a tapioca com a cúrcuma em pó. Coloque uma frigideira antiaderente pequena (de 10 a 12 centímetros de diâmetro) no fogo, mas não deixe esquentar demais ou a tapioca ficará dura. Espalhe a mistura acima na frigideira, de modo a formar um disco fino uniforme. Quando a massa estiver coagulada, grudada, coloque o queijo, não precisa virar, apenas coloque o queijo e feche, dobrando a massa ao meio, como uma meia-lua. Ela não demora mais do que três ou quatro minutos para ficar pronta.

O recheio pode variar de acordo com o gosto de cada um. Frango desfiado, presunto, carne moída, etc. Use sua imaginação e capriche! Todos vão adorar!

Bom apetite!