Macarrão – Veja os 7 tipos mais conhecidos

Macarrão – Veja os 7 tipos mais conhecidos

O macarrão é um alimento fonte de energia e fibras, de fácil digestão, minimamente processado e que também pode ser de baixo índice glicêmico. Pode ser um prato único ou estar acompanhado de carne, peixe e outros alimentos fonte de proteína, tornando o prato ainda mais nutritivo. 

7 tipos de macarrão

Macarrão – Veja os 7 tipos mais conhecidos

1. Macarrão tradicional

O macarrão é conhecido como massa seca e é produzido com dois ingredientes apenas: farinha e água. Ele passa por um processo de secagem que permite um grande prazo de validade. 

  • Calorias: 282 calorias 
  • Carboidrato: 58 g
  • Proteína: 9,1 g
  • Gordura: 1,6 g
  • Fibra alimentar: 2,4 g 
  • Sódio: 0 mg

2. Grano duro

Este tipo é muito consumido no exterior e está presente em grande parte dos produtos brasileiros. É feito com um tipo especial de trigo denominado durum e água. Ele também pode ser feito com o grão, água e ovo ou clara de ovo. Após o cozimento, resulta em massa mais solta e ‘al dente’. Em relação aos valores nutricionais não há grande diferença entre o comum e ele.

  • Calorias: 280 calorias 
  • Carboidrato: 56 g
  • Proteína: 10 g
  • Gordura: 1,6 g
  • Fibra alimentar: 1,6 g
  • Sódio: 0 mg

*versão com clara de ovo.

3. Macarrão com ovos

O macarrão com ovos passa pelo mesmo processo do macarrão comum, mas, além da farinha e da água contém ovos. Por conter ovos, há quem acredita que é o macarrão é rico em proteína, mas isso não é verdade. O ovo é adicionado à massa por questões tecnológicas, pois a proteína da clara do ovo ajuda a manter a estrutura da massa depois do cozimento. A quantidade de ovo usada para cada quilo de macarrão é baixa, então não há uma grande quantidade de proteína na massa.

  • Calorias: 284 calorias
  • Carboidrato: 59 g
  • Proteína: 8,8 g
  • Gordura: 1,4 g
  • Fibra alimentar: 2 g
  • Sódio: 6 mg

4. Macarrão integral

O macarrão integral é preparado com farinha de trigo integral, no lugar da farinha de trigo comum, por isso contém mais fibras. As fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a fome, melhoram o funcionamento do intestino e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

  • Calorias: 271 calorias
  • Carboidrato: 56 g
  • Proteína: 10 g
  • Gordura: 0,8 g
  • Fibra alimentar: 5,6 g
  • Sódio: 0 mg

5. Massas frescas 

As massas frescas têm características artesanais, passam por processo parcial de secagem, por isso, são comercializadas refrigeradas. Por serem frescas, possuem um prazo de validade menor que as versões secas. Por isso, devem ser consumidas em poucos dias. 

  • Calorias: 231 calorias
  • Carboidrato: 46,4 g
  • Proteína: 5,7 g
  • Gordura: 1,9 g
  • Fibra alimentar: 2,2 g
  • Sódio: 256 mg

6. Macarrão sem glúten

O macarrão sem glúten é feito com farinha de arroz, milho ou outras que não contêm glúten. Foi desenvolvido para os celíacos, que são intolerantes a esse tipo de proteína. Alguns acreditam ser a opção mais saudável, visto que alguns especialistas dizem que o glúten é inflamatório. Entretanto, especialistas afirmam que não há estudos conclusivos mostrando que o glúten faz mal para a saúde.

  • Calorias: 282 calorias 
  • Carboidrato: 62 g
  • Proteína: 5,2 g
  • Gordura: 1,5 g
  • Fibra alimentar: 2,5 g
  • Sódio: 0 mg

7. Macarrão colorido

O macarrão colorido tem cores diferentes, pois são feitos com vegetais desidratados ou corantes naturais. Mas isso não quer dizer que são mais saudáveis e que substitui o consumo de vegetais. Apesar dos vegetais apresentarem benefícios à saúde e valores nutricionais interessantes, a quantidade utilizada é pequena, não provocando grandes diferenças nos nutrientes do alimento.

  • Calorias: 282 calorias 
  • Carboidrato: 59 g
  • Proteína: 8,1 g
  • Gordura: 1,6 g
  • Fibra alimentar: 2,4 g 
  • Sódio: 0 mg

Os valores são baseados para uma porção de 80g e podem variar de marca para marca.