Linguiça – Conheça os tipos desta delícia dos churrascos

Linguiça – Conheça os tipos desta delícia dos churrascos

Famosas em todo churrasco brasileiro, a linguiça é uma opção muito forte no nosso dia a dia também, seja em porções, pratos e outras tantas ocasiões. Por ser um ingrediente chave, faz sucesso em diversos tipos e sabores, variando de textura, composição e temperos.

Mas a principal diferença entre elas está no tipo de carne e no processo de preparação, e para escolher a melhor opção para o seu prato, é preciso levar em conta a linguiça que melhor se adapta ao gosto da sua clientela e ao momento em que será servida.

Tipos de linguiça

Linguiça – Conheça os tipos desta delícia dos churrascos

TOSCANA

Campeã dos churrascos, a linguiça toscana é feita com 100% carne de porco, adicionada de temperos e condimentos. Na hora de comprar atente para a aparência geral do produto: a carne deve estar com uma coloração bastante natural, indo do rosado ao avermelhado, para garantir o frescor.

MISTA

A linguiça mista leva uma mistura de carne de porco e de gado. O sabor é mais suave que a toscana e a cor do produto é mais heterogênea: pontos de carne mais clara e mais escura bem marcados. Você pode encontrar essa linguiça no formato tradicional e no formato fininho, que assa mais rápido e, algumas vezes, tem adição de pimenta.

FRANGO

Sabor suave e textura diferenciada, estas são as principais características da linguiça de frango. O produto in natura tem uma cor clara e está disponível em tamanho tradicional. Dica: faça pequenos furos nesta linguiça antes de assar, uma vez que ela possui muito liquido e, dependendo da marca, pode inchar durante o processo de cozimento.

PERNIL

Mais comum no formato fininho, com ou sem pimenta, a linguiça de pernil leva 100% carne de porco. O sabor é marcante e rico, ideal para um aperitivo diferente e de rápido preparo.

PURA

Linguiça feita com carne de apenas um tipo de animal, como a toscana e a de pernil. Em alguns açougues você pode encontrar variações artesanais, como a linguiça de carneiro, peixe e até mesmo peças especiais de porco.