Saudável e muito versátil, o guacamole é um prato típico mexicano. O nome tem origem indígena: Ahuacatl significa abacate e mole é um termo para usado para molhos. Virou “guacamole” por influência da língua espanhola.
Em nosso país, o abacate é consumido predominantemente adoçado. Seja numa vitamina com leite ou numa sobremesa, sempre o temos com um pouco de açúcar. Pois bem: Há uma iguaria reconhecida mundialmente que vai de encontro ao nosso consumo natural e é servido como comida salgada. Vale a pena contrariar nossa cultura e abrir a mente para uma nova experiência.
Como surgiu a Guacamole
Provavelmente, a iguaria foi inventada pelos astecas, que acreditavam que o abacate tinha propriedades afrodisíacas e dava energia para o combate. A fruta é rica em fibras, dá sensação de saciedade e evita a fadiga muscular por combater os radicais livres que podem surgir após uma atividade física intensa. Com relação à libido, os abacates também contem Vitamina E, que aumenta o desejo sexual.
Estudiosos afirmam que a receita tradicional tinha apenas a polpa do abacate, suco de limão, tomate e pimenta. Depois é que foram adicionados os complementos de sabor, como a cebola, o alho e o coentro. Há quem prefira o molho mais consistente e acrescentam aos ingredientes, creme de leite ou maionese. Porém, isso deixa a receita mais calórica.
Receita de Guacamole
Ingredientes
-
- 1 maço pequeno de Coentro;
- 1 colher de sopa de suco de limão;
- 1/2 cebola;
- 2 tomates;
- 1 abacate;
- 1 colher de chá de sal;
- Pimenta a gosto.
Modo de preparo
Picar a cebola, o tomate e o coentro. Amassar o abacate em uma tigela com o sal. Misturar todos os ingredientes e regar com o suco de limão. Acertar o tempero com a pimenta no final.
Sugestões de consumo: acompanha nachos, tacos e burritos. Com pão também fica uma delícia e até como acompanhamento de carne vermelha.