More
    InícioCulináriaPrincipais frutas de época no Natal e Ano Novo

    Principais frutas de época no Natal e Ano Novo

    Principais frutas de época no Natal e Ano Novo

    Além dos pratos tradicionais e que não podem faltar nas nossas festas de fim de ano – Peru, Panetone e arroz com passas – a mesa também ganha um charme a mais se decorada com as frutas da estação.

    Frutas para a mesa de Natal e Ano Novo

    Cereja

    Principais frutas de época no Natal e Ano Novo

    A cereja é um clássico do Natal brasileiro, mesmo não sendo uma fruta típica do nosso país. Tradicionalmente asiática, a fruta se adaptou ao clima do Brasil e as cerejeiras ficam recheadas de frutos com a chegada do verão.

    Ela é rica em vitaminas A, B e C, além de ser fonte de minerais e fibras alimentares. Pode ser usada para acompanhar doces servidos na sobremesa ou até mesmo para criar caldas e receitas exóticas de carne e acompanhamentos.

    Lichia

    Principais frutas de época no Natal e Ano Novo

    Outra fruta asiática e que tem aparecido aos poucos nos Natais brasileiros é a Lichia, de casca vermelha e bastante característica. A frutificação das plantações ocorre nos meses de Novembro a Janeiro e, por isso, ela é sempre associada com as festas de final de ano.

    Rica em vitamina C, cálcio e potássio, a lichia pode ser consumida isoladamente ou ser usada para a elaboração de doces, compotas e até mesmo drinks.

    Ameixa

    Principais frutas de época no Natal e Ano Novo

    Mais popular no Brasil, apesar de também ter origem asiática, a ameixa é um clássico do final de ano. Além de ajudar a fazer uma bela composição para a mesa, ela também é presença constante nas receitas elaboradas no Natal e Réveillon.

    Rica em fibra alimentar e benéfica para a saúde do sistema gastrointestinal, a ameixa também é fonte de vitamina C, A e K. Pode ser usada em receitas doces, salgadas e também faz sucesso nos drinks e sucos.

    Romã

    Principais frutas de época no Natal e Ano Novo

    Um clássico do Dia de Reis, celebrado todo dia 6 de janeiro, a Romã é uma fruta que tem ganhado um espaço que vai além do seu uso nas superstições praticadas nesse dia.  Outra fruta com origem asiática, mas também muito presente na região mediterrânica, a Romã é reconhecida por seu poder antioxidante e anti-inflamatório, sendo usada no tratamento alternativo de várias condições clínicas.

    Na alimentação, pode ajudar a criar deliciosos doces, molhos, geleias, sucos e drinks de Natal.

    Damasco

    Principais frutas de época no Natal e Ano Novo

    O damasco também é uma fruta oriental – cultivado inicialmente na China – mas que é produzida nas nossas terras desde o século XVIII. Sua safra por aqui é muito forte entre os meses de Dezembro e Março, por isso ela é uma fruta muito característica do Natal, seja em sua forma fresca ou desidratada.

    Uma porção de damasco oferece porções de vitamina C e vitamina A, além de fibras alimentares. Pode ser usado em receitas doces e salgadas, além dos drinks.

    Figo

    Principais frutas de época no Natal e Ano Novo

    Originário da região do mediterrâneo, o figo é uma inflorescência – e não um fruto – comestível que faz sucesso em pratos elaborados em todo o mundo. O figo foi uma das primeiras frutas cultivadas pelo ser humano.

    Rico em fibras alimentares, ácidos graxos ômega 3 e 6, vitamina C e B, ele pode ser usado para criar compotas, geleias, molhos e até mesmo na composição de pratos salgados.

    Uva

    Principais frutas de época no Natal e Ano Novo

    As uvas são frutas que tem sua melhor época de colheita no Brasil no início de Janeiro até Março, entretanto, em Dezembro já começam a aparecer as primeiras safras dessa fruta.

    Rica em vitamina K, C e antioxidantes como os flavonoides, a uva é uma ótima opção de alimento com baixo índice glicêmico. Pode ser consumida em sua forma fresca, como também ser usada na produção de sucos, doces, drinks e etc.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    LEIA TAMBÉM