Empanadas Argentinas – Receita fácil e saborosa

Empanadas Argentinas – Receita fácil e saborosa

Essa é sem dúvida uma das maiores expressões da culinária Argentina, uma receita fácil é muito saborosa. Além de poder experimentar a cultura deste belo país vizinho, ainda conhecerá o prato que é primo do nosso popular pastel.

Receita das Empanadas Argentinas

Empanadas Argentinas – Receita fácil e saborosa

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 170g de manteiga sem sal
  • 1 ovo
  • 1/4 xícara de água
  • 1/2 xícara de leite

Modo de preparo

Para fazer a massa misturar a farinha e o sal no processador de alimentos e adicionar a manteiga.

Juntar o ovo e a água/leite até formar uma massa homogênea.

Misturar com as mãos até formar uma bola.

Abrir a massa de modo que fique bem fina e cortar em círculos (usar um molde ou um prato pequeno).

Pode-se usar a massa imediatamente, ou colocar na geladeira/congelador para usar depois.

Com a massa pronta já pode montar as empanadas, colocar uma colher do recheio no meio de cada disco de empanada. A quantidade de recheio vai variar de acordo com o tamanho das empanadas.

Para fechar as empanadas, dobrar o disco e colar as bordas pressionando a massa com os seus dedos. Se tiver dificuldade para colar as bordas, pode pincelar o interior das bordas com clara de ovo, que vai agir como cola nas empanadas. Também pode usar um garfo para ajudar, é só pressionar o garfo contra as bordas. Para fazer o repulgue ou churito, aquela borda tipo onda, usar os dedos para torcer as bordas das empanadas.

Refrigerar por pelo menos 30 minutos antes de assar – isso também ajuda a fechá-las melhor, prevenindo o recheio de vazar. Na hora de assar pincelar com ovo.

Assar as empanadas no forno preaquecido a 190 º o tempo de forno também varia (de acordo com o forno e o tamanho), mas é na média de 18-25 minutos – as empanadas estarão prontas assim que ficarem douradas.