Dessalgar bacalhau – 2 maneiras eficazes

Dessalgar bacalhau – 2 maneiras eficazes

Com essa receita de dessalgar bacalhau se pode preparar aquele bacalhau delicioso para a família na ceia de natal, no almoço de páscoa da semana santa ou em qualquer outro almoço de família. Veja como é muito fácil dessalgar um bacalhau.

Processo tradicional

Primeiramente, retirar o excesso de sal. Para isso, colocar o bacalhau, seja ele em postas ou desfiado, dentro de uma vasilha embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos.

O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente. Se for dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar cheiro forte, podendo até pré-cozinhar e estragar em dias mais quentes.

O tempo de dessalgue depende do tamanho das postas. O ideal é trocar a água de 6 em 6 horas, mantendo de 24 a 42 horas de molho, sempre com a pele virada para cima. Se o bacalhau estiver em lascas grandes, trocar a água de 3 em 3 horas, durante 6 e 9 horas.

Atenção, o bacalhau em lascas dessalga muito rápido, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água. Uma dica importante: se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, deixe-o de 20 a 30 minutos de molho em leite fervente.

Dessalgar rapidamente

Dessalgar bacalhau – 2 maneiras eficazes

Quem não dispõe de no mínimo 24 horas para dessalgar um bacalhau, uma opção é colocar o bacalhau em postas em baixo de um fio de água corrente durante 12 horas. Se o tamanho das postas for menor, o tempo de dessalgue é mais rápido.

Também se pode levar o bacalhau ao fogo em uma panela com bastante água. E quando ela começar a ferver, acrescentar entre 2 a 4 colheres de sopa de sal, variando conforme a quantidade de bacalhau. Assim que a água voltar a ferver, escorrer e escaldar a iguaria em água fria e tornar a levar ao fogo com bastante água fria, agora sem sal, para dar uma nova fervura e não para cozinhar.