Cozinhar a vapor – Benefícios e maneiras alternativas

Cozinhar a vapor – Benefícios e maneiras alternativas

O cozimento a vapor é considerado um dos métodos mais saudáveis de preparação de alimentos, graças ao fato de não exigir a adição de nenhum tipo de gordura.

O método é mais eficiente do que outras formas de cozimento no que se refere à retenção do sabor, do formato, da cor, da textura e de muitos dos nutrientes dos alimentos.

Maneiras alternativas de cozinhar a vapor

Cozinhar a vapor – Benefícios e maneiras alternativas

Cozinhar a vapor sem o vaporizador – com a peneira ou escorredor

Colocar aproximadamente 8 ml de água dentro de uma panela. Logo após, se deve posicionar um escorredor ou uma peneira de metal em cima do recipiente, deixando um espaço suficiente para a água fervente não encostar-se ao escorredor ou na peneira.

Se o escorredor/peneira não parar sozinho na panela, se terá que ficar segurando-o durante o processo de cozimento a vapor. Se precisar fazer isso, certificar-se de que o utensílio tem um cabinho à prova de calor ou proteger a mão com uma luva de proteção, daquelas que se usa para retirar os alimentos do forno.

Uma vez que tiver se resolvido com a peneira/escorredor e a panela, colocar uma única camada do vegetal desejado no utensílio. Então, levar a água da panela para ferver. Após, diminuir o fogo para que a água fique apenas borbulhando.

Tampar a panela o máximo que conseguir para impedir que o vapor escape e checar a comida de tempos em tempos para impedir que ela cozinhe demais.

Cozinhar a vapor sem o vaporizador – com prato e papel alumínio

Outro método para cozinhar a vapor sem o vaporizador é usando prato e papel alumínio.

Funciona assim: primeiro, se coloca aproximadamente 8 ml de água dentro da panela. O passo seguinte é pegar o papel alumínio e fazer três bolas de tamanho praticamente igual.

Então, deve colocar um prato à prova de papel alumínio em cima das bolas. Para quem não tem esse tipo de prato, a dica é utilizar uma grelha no lugar. Após, colocar o alimento desejado em uma única camada no prato, aquecer a água em fogo brando e cobrir a panela.

Cozinhar a vapor sem o vaporizador no forno

Dá para cozinhar os vegetais a vapor dentro do forno. Para este método, o ideal é ter um tabuleiro de assar com suporte (tipo uma grelha). No entanto, para quem não tiver o recipiente, dá para fazer com uma panela grande e uma grelha.

O primeiro passo é ligar o forno em fogo baixo – aproximadamente uns 100 º C – e levar um bule com água para ferver (no fogão). Encher uma panela com cerca de 8 ml dessa água fervente dentro de uma panela grande ou do tabuleiro de assar.

Na sequência, colocar uma única camada do vegetal que deseja cozinhar a vapor na grelha e posicionar a grelha em cima da panela ou do tabuleiro de assar.

Após, cobrir todo o utensílio com papel alumínio para evitar que o vapor escape e levar ao forno até que a comida cozinhe.