Carne bovina – Conhecendo os melhores cortes

Carne bovina – Conhecendo os melhores cortes

Apesar de que muitos abrem mão da carne vermelha por motivos de saúde ou ideológicos, o consumo desse alimento no Brasil é muito grande. Acontece que,mesmo sendo um país onde se consome muita carne, é interessante que as pessoas não entendem muito dos cortes bovinos e não têm ideia de que parte do boi é a carne que está colocando no prato.

Principais cortes de carne bovina

Carne bovina – Conhecendo os melhores cortes

Veja também:

Como preparar cada tipo de carne de churrasco

1. Cupim e costela

O cupim se compõe  de um entrelaçado de carne e gordura perfeito para o preparo de assados se envolvido em papel alumínio para evitar que endureça.

A costela, por outro lado, leva até 6 horas para ficar completamente cozida e pode ser preparada em espetos firmes no chão ou sobre a brasa.

2. Peito e rabo

O peito é um dos cortes bovinos mais rígidos e precisa ser cozido por um longo tempo. É dessa parte que se costuma fazer o famoso carpaccio, que consistem em fatias finas servidas como aperitivos.

O rabo, por sua vez, é a estrela no preparo da rabada e conta com carnes generosamente gordurosa misturada entre os ossos.

3. Maminha, picanha e fraldinha

Perfeitos para o churrasco, esses cortes são macios, saborosos e suculentos,por causa da alta concentração de gordura nessas partes. A mais gordurosa, no entanto, é a picanha.

4. Alcatra, coxão mole, coxão duro, filé mignon

Esses são conhecidos como cortes bovino caseiros. O coxão mole, a alcatra, o contra filé e o filé-mignon costumam ser mais macios e são muito usados em bifes no dia a dia.

O coxão duro e outros cortes bovinos caseiros mais fibrosos e com nervos,por outro lado, são mais indicados para o preparo de sopas e de cozidos, pois ficam macios depois de passarem pelo cozimento lento.

5. Patinho e acém

Esses são cortes bovinos que se costuma mandar moer para ter à mão a famosa e democrática carne moída. Mas, também se podem preparar cozidos de ótima qualidade usando esses cortes.