Apesar de que muitos abrem mão da carne vermelha por motivos de saúde ou ideológicos, o consumo desse alimento no Brasil é muito grande. Acontece que,mesmo sendo um país onde se consome muita carne, é interessante que as pessoas não entendem muito dos cortes bovinos e não têm ideia de que parte do boi é a carne que está colocando no prato.
Principais cortes de carne bovina

Veja também:
Como preparar cada tipo de carne de churrasco
1. Cupim e costela
O cupim se compõe de um entrelaçado de carne e gordura perfeito para o preparo de assados se envolvido em papel alumínio para evitar que endureça.
A costela, por outro lado, leva até 6 horas para ficar completamente cozida e pode ser preparada em espetos firmes no chão ou sobre a brasa.
2. Peito e rabo
O peito é um dos cortes bovinos mais rígidos e precisa ser cozido por um longo tempo. É dessa parte que se costuma fazer o famoso carpaccio, que consistem em fatias finas servidas como aperitivos.
O rabo, por sua vez, é a estrela no preparo da rabada e conta com carnes generosamente gordurosa misturada entre os ossos.
3. Maminha, picanha e fraldinha
Perfeitos para o churrasco, esses cortes são macios, saborosos e suculentos,por causa da alta concentração de gordura nessas partes. A mais gordurosa, no entanto, é a picanha.
4. Alcatra, coxão mole, coxão duro, filé mignon
Esses são conhecidos como cortes bovino caseiros. O coxão mole, a alcatra, o contra filé e o filé-mignon costumam ser mais macios e são muito usados em bifes no dia a dia.
O coxão duro e outros cortes bovinos caseiros mais fibrosos e com nervos,por outro lado, são mais indicados para o preparo de sopas e de cozidos, pois ficam macios depois de passarem pelo cozimento lento.
5. Patinho e acém
Esses são cortes bovinos que se costuma mandar moer para ter à mão a famosa e democrática carne moída. Mas, também se podem preparar cozidos de ótima qualidade usando esses cortes.