Carne Argentina X Carne Brasileira: Nomes e modos de preparo

Carne Argentina X Carne Brasileira: Nomes e modos de preparo

A carne argentina é uma das mais populares e famosas no mundo. Geralmente de animais jovens e de tamanho não muito grande, tem um sabor e maciez especiais.Junto com o vinho e o tango, é um dos motivos de orgulho dos argentinos e o que menos falta em Buenos Aires são churrascarias, de todo tipo e preço.

Os cortes são praticamente iguais aos nossos, o que muda são os nomes.

Tipos de Carne

Carne Argentina X Carne Brasileira: Nomes e modos de preparo

Veja também:

Carne bovina – Conhecendo os melhores cortes

Carne Argentina X Carne Brasileira: Nomes e modos de preparo

Diferentes usos da Carne Argentina

A maneira mais tradicional de assar a carne na Argentina é na grelha (parrilla em espanhol), resultando no famoso Asado Criollo.

O Bife de Chorizo (contra filé) é um dos tipos de carne mais famosos e pedidos pelos turistas que visitam a argentina. Pode ser preparado na grelha,trazendo junto o sabor das brasas ou lenha, ou também pode ser grelhado na chapa.

O Bife de Lomo (filé mignon) também pode ser feito na grelha ou na chapa,mas sendo um tipo de carne mais requintado, pode ser encontrado em outros pratos mais sofisticados. O Bife de Cuadril (alcatra) é uma ótima escolha para quem está à procura de um bife grelhado saboroso, macio e sem muitas complicações.

O Vacio (fraldinha), Asado de Tira (costela) e os Chorizos (linguiças) são elementos vitais do churrasco argentino e são sempre assados na grelha, mas também podem ser assados ao forno.

A Nalga (coxão mole) e a Bola de Lomo (patinho) são os tipos de carne geralmente usados no preparo de pratos tais como o bife a milanesa, talvez o prato mais popular dos argentinos.

Duas carnes que são sempre utilizadas para assar no forno são a Colita de Cuadril e a Tapa de Cuadril (maminha de alcatra e picanha respectivamente). São pratos mais caseiros, embora possam ser achados nos cardápios de restaurantes mais populares e são servidos habitualmente junto com batatas, cebolas, pimentão e cenoura assados.

Por ultimo podemos achar o Peceto (lagarto redondo ou tatú), que por ser uma carne mais dura e que precisa um tempo de cozimento mais prolongado, é o escolhido para ser assado no forno ou feito na panela com diferentes tipos de molho.