Um dos maiores desafios para quem mora sozinho é como se alimentar de forma saudável sem perder muito tempo na cozinha. As receitas abaixo são uma sugestão de cardápio para 1 pessoa durante 1 semana. São pratos relativamente simples, com nível de dificuldade fácil ou médio.
Veja também:
Já ouviu falar em alimentação probiótica?
Dicas de cozinha para quem mora sozinho
Dica 1: No cozimento de alimentos como arroz e feijão, fazer em grande quantidade. Se cozinhar 1 e ½ xícara de arroz, por exemplo, não haverá preocupação com esse preparo pelos cinco dias úteis da semana e ainda poderá fazer bolinhos de arroz no fim de semana!
Dica 2: Como alternativa ao arroz, em dois dias da semana opte por macarrão e, no outro, substitua o grão por algum outro carboidrato, como batata ou batata-doce.
Dica 3: Optar sempre por fazer pratos bem coloridos. Escolher pelo menos quatro cores para ter em suas refeições. Exemplo: arroz (branco), feijão (marrom), couve refogada (verde) e carne moída (“vermelho”). Não repetir cores no mesmo prato. Caso use cenoura para um dia, não utilize abóbora, por exemplo.
Dica 4: Mudar as refeições básicas com criatividade. Se ralarmos cenoura e misturá-la ao arroz de ontem, daremos a ele uma nova cara e deixaremos de lado a impressão de estar comendo a mesma coisa há dias.
Dica 5: Linguiça ou outra carne no feijão é uma delícia. Mas experimentar também colocar legumes como abóbora e cenoura, e verduras, como espinafre.
Dica 6: Procurar armazenar a comida para os dias da semana em potes de vidro. Eles não guardam cheiro e sabor, o que evita que a comida de um dia pegue gosto de outra.
Dica 7: Lavar as verduras em água corrente e higienizar deixando-as de molho em água e vinagre, sendo uma parte de vinagre para dez de água.
Cardápio para uma semana
Segunda-feira: Arroz, bife acebolado, legumes cozidos e salada de alface e tomate.
Terça-feira: Arroz, picadinho de carne, farofa de ovos e salada de agrião.
Quarta-feira: Purê de batata-baroa , filé de frango grelhado, legumes sauté e couve refogada.
Quinta-feira: Macarrão com molho branco, frango com molho oriental e salada de alface e tomate.
Sexta-feira: Arroz com cenoura, omelete de queijo, legumes cozidos e salada de agrião com rúcula.
Obs.: O feijão é livre, ter sempre um potinho para servir de acompanhamento. Ele vai bem com todos os pratos sugeridos.