Brigadeiro de Açaí e outras 2 receitas interessantes com a fruta

Brigadeiro de Açaí e outras 2 receitas interessantes com a fruta

O açaí é uma fruta apaixonante e permite a confecção de diversos pratos. Inclusive se podem fazer novas leituras de clássicos, como o brigadeiro de açaí.

Receitas com açaí

Brigadeiro de Açaí e outras 2 receitas interessantes com a fruta

Batida de iogurte e açaí

Ingredientes

– 1 colher (chá) de mel;
– 4 colheres (sopa) de granola;
– 2 xícaras (chá) de polpa de açaí;
– 1 pote de iogurte desnatado;
– 1 banana-nanica média descascada.

Modo de fazer

Cortar a banana em fatias médias e bater no liquidificador com o suco de açaí, o iogurte e o mel até obter uma mistura homogênea. Despejar a mistura em 4 copos, distribuir a granola e servir em seguida.

Brigadeiro de açaí

Ingredientes

– 395 g de leite condensado;
– 200 g de polpa de açaí.

Como fazer

Em uma panela, juntar os dois ingredientes e cozinhar até o ponto de brigadeiro. Deixar em repouso até esfriar. Modelar pequenas bolas de brigadeiro. Cobrir com granulado de chocolate branco ou granola.

Mousse de açaí

Ingredientes

– 2 litros de polpa de açaí;
– 3 xícaras (chá) de açúcar;
– 10 gemas de ovo;
– 40 g de gelatina incolor sem sabor;
– 1 xícara (café) de água;
– Tapioca granulada.

Como fazer

Numa tigela, bater o açaí com 3 xícaras de chá de açúcar. Em outra tigela, bater as 10 colheres de sopa de açúcar até obter um creme claro. À parte, dissolver a gelatina na água e leve ao fogo, mexendo até derreter completamente. Juntar ao açaí batido, o creme e a gelatina dissolvida e misturar bem. Despejar em uma forma para pudim e levar ao congelador até ficar firme. Para servir, desenformar a mousse e decorar com tapioca.

Dica: fazer a mousse na véspera para dar tempo de congelar bem. Se preferir, acompanhar com merengue preparado da seguinte forma: bater seis claras em neve, misturar três xícaras de chá de açúcar, levar ao banho-maria e bate até obter consistência firme.