8 bebidas quentes para o inverno

8 bebidas quentes para o inverno

O frio acaba predominando em boa parte de nosso país, nesta época do ano. Nada melhor que aventurarmo-nos na preparação de bebidas que podem esquentar nosso corpo ou algo mais.

8 bebidas especiais para o inverno

Ponche

8 bebidas quentes para o inverno

Ponche é uma bebida alcoólica usada como digestivo após as refeições, muitas vezes consumida quente. Há variações para a preparação do ponche. Levar ao fogo 2,5 litros de água com um pedaço de uns 3 cm de gengibre, acrescentar a gosto canela, casca de limão e cravo e deixar ferver por 10-20 minutos. Em seguida, coar o líquido e, opcionalmente, o adoçar com mel.

Vin Brulé (ou Vinho Quente)

8 bebidas quentes para o inverno

O Vin Brulé é um vinho quente feito com vinho tinto, especiarias e açúcar. O tempero mais usado na preparação é o cravo-da-índia, mas muitas vezes se colocam também noz-moscada e canela. O Vin Brulé remonta à tradição e é tipicamente servido nas noites de inverno ao lado da lareira.

Irish Coffee (ou Café irlandês)

8 bebidas quentes para o inverno

O Irish Coffee é uma bebida tradicional irlandesa feita com café e uísque. Mas sua principal característica é a presença do chantilly, um ingrediente, digamos, nada magro, mas que pode ser útil com as temperaturas mais baixas. De qualquer forma, para prepará-lo, utilizar uma xícara de café e adicionar uma dose de uísque e por cima colocar o creme chantilly, que pode ser feito com açúcar mascavo e creme de leite fresco.

Chocolate quente com canela

8 bebidas quentes para o inverno

Como deixar o tradicional leite com chocolate quente mais saboroso? Adicionando especiarias: canela, pimenta, baunilha ou páprika doce, dependendo do gosto. Uma receita diferente ensina a fazer um preparado de chocolate para ser utilizado quando quiser:

Ingredientes:
* 100 gr de chocolate amargo em barra (70%)
* 75 gr de chocolate em pó
* 140 gr de açúcar mascavo
* 125 gr de fécula de batata

Preparação:
* Cortar o chocolate em barra em pedaços bem pequenos e levar para bater em um mixer juntamente com os outros ingredientes até que tudo vire um pó.
* O preparado pode ser conservado no armário em um pote de vidro hermético.
* Para fazer o chocolate quente, levar 200 ml (uma xícara) de leite ao fogo médio e adicionar 2 colheres (40gr) do preparado misturando tudo até obter a consistência desejada.

Sidra de maçã quente

8 bebidas quentes para o inverno

Para a preparação da sidra de maçã quente vamos precisar de: 1 saquinho de chá verde ou preto, 1/2 limão, tomilho, canela em pau, anis estrelado e fatias de limão para decorar, 30 gr de sidra de maçã, 45 gr de whisky.

Despejar água fervente em uma caneca com um saquinho de chá, deixando espaço para o whisky e a cidra. Misturar todos os ingredientes na caneca, decorar e beber quente. Pode-se alterar as quantidades dos ingredientes de acordo com o gosto.

Chocolate quente com abóbora

8 bebidas quentes para o inverno

É uma versão muito especial do chocolate quente, que adiciona à preparação da bebida, alguns pedaços de abóbora cozida em forma de puré. Fazer o purê de abóbora com leite, pode ser leite de soja, e derreter 3 ou 4 quadradinhos de chocolate branco por pessoa. Se necessário, use um mixer. Pode-se decorar com chantilly e canela a gosto.

Chá de gengibre com limão

8 bebidas quentes para o inverno

Levar para ferver para cada copo de 250 ml de água, duas fatias de gengibre fresco. Deixar ferver por 15 minutos, com tampa. Coar e despejar no copo, acrescentando o suco de um limão e uma fatia de limão. Pode-se adicionar algumas folhas de hortelã e adoçar a gosto.

Bebida quente ao limão

8 bebidas quentes para o inverno

Prepara-se esta bebida quente ao limão em 5 minutos. Para uma pessoa, colocar um copo de água, 4 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de chá de casca de limão ralada, 1 colher de chá de manteiga clássica ou vegetal, 1 pitada de canela em pó canela ou uma canela em pau para decorar.

Em uma panela levar ao fogo a água, o suco, as raspas de limão e o açúcar, até que se dissolva. Despejar no copo a manteiga e adicionar um pau de canela ou uma pitada de canela em pó. Misturar tudo bem e beber quente.